Festival Internacional de Percussão de Curitiba tem edição especial em outubro e novembro

O FIP – Festival Internacional de Percussão de Curitiba terá uma edição especial entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro. O FIP Curitiba Edição Especial traz uma série de concertos e workshops a preços populares, além de uma programação educativa gratuita. A largada será no dia 27 (quinta-feira), com duas oficinas e um ensaio aberto. O encerramento acontece com dois concertos especiais na Capela Santa Maria, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro. A programação completa pode ser conferida em www.fipcuritiba.com.br.

Crédito – Cayo Vieira.

Sob a direção e curadoria de Vina Lacerda, o FIP Curitiba é um dos poucos festivais no Brasil dedicados à percussão e um dos mais importantes do gênero no Sul do país. Desde sua primeira edição, em 2016, promove projetos artísticos, concertos e atividades voltados à formação de plateia, educação musical e ao desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. A iniciativa foi contemplada com o Prêmio Funarte Festivais de Música 2021.

Entre os destaques da programação está a estreia do grupo Pandeirada Orquestra. O grupo estreia na FIP ao lado de um quinteto de músicos de referência na cena musical curitibana em um concerto realizado na Capela Santa Maria, no dia 31. Dirigida pelo músico Vina Lacerda, a orquestra pretende trabalhar o repertório presente no cancioneiro popular e os diversos ritmos brasileiros.

Na sequência, no dia 1o de novembro, o festival traz o grupo curitibano LaPercuTório e o músico Rafael Alberto, percussionista chefe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, para o concerto “Parandubas Percutidas”. O concerto narra de modo não explícito uma história por meio de peças que ilustram o desenvolvimento da percussão através dos tempos, com obras de compositores renomados e outras de integrantes do grupo.

Crédito – Cayo Vieira.

A FIP Edição Especial também irá oferecer um Concerto Didático gratuito com Vina Lacerda e Convidados, dia 29 no Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba. A entrada é gratuita.

Workshops

Além dos concertos, o FIP Edição Especial também oferece dois workshops no dia 27 (quinta-feira). O primeiro é o “Música para Percussão”, realizado às 13h30 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que irá apresentar parte do universo da música ligada à percussão. Com uma abordagem expositiva e interativa, os músicos Leonardo Gorosito e Vina Lacerda mostram exemplos de repertório tradicional ligado à música popular, contemporânea e ao teatro musical.

No mesmo dia, às 19h, na LABCOM – Laboratório de Comunicação e Artes da PUCPR, acontece um workshop ministrado por Vina Lacerda. Após desenvolver uma série de materiais ligados ao ensino da percussão brasileira, o músico apresentará ideias para pensar e conectar o ensino da música à performance musical.

No dia 28, o público ainda poderá acompanhar um ensaio aberto do grupo Pandeirada Orquestra, no Conservatório de MPB de Curitiba. O evento é uma possibilidade de vivenciar o processo de preparação da performance musical do grupo. Os espectadores poderão compreender caminhos para o ensino de música por meio do ensino coletivo do pandeiro brasileiro.

O FIP Curitiba Edição Especial conta também com uma série de atividades de musicalização e ações socioeducativas. Uma dessas ações inclui oficinas de percussão realizadas exclusivamente para moradores do Lar Infantil Sol Amigo. Ministrada pelo músico Matheus Vicari, a atividade pretende aproximar as crianças das manifestações populares e ritmos brasileiros através do pandeiro, logotipo da música nacional.

Sobre o FIP

O FIP Curitiba – Festival Internacional de Percussão de Curitiba é uma ação cultural plurilateral que oferece para a comunidade curitibana uma diversidade de atividades ligadas à música. Realiza uma produção de alcance local, nacional e internacional através da produção de um festival de música que, além de oferecer palestras, oficinas, workshops e concertos, realiza ações socioeducacionais voltadas para grupos sociais em condições menos privilegiadas ao desenvolvimento biopsicossocial. Desde sua primeira edição promove projetos artísticos, concertos e atividades educacionais voltados à formação de plateia, à educação musical e ao desenvolvimento amplo da comunidade, de músicos, crianças, jovens e adultos.

Programação

Ações Educativas
Inscrições e informações através do e-mail fipcuritiba@gmail.com

• Workshop Música para Percussão: dia 27 de outubro, às 13h30 na Universidade Estadual do Paraná – Campus II – FAP
Endereço: Rua dos Funcionários 1357 – Cabral
• Workshop com Vina Lacerda: dia 27 de outubro, às 19h, na LABCOM – Laboratório de Comunicação e Artes da PUCPR
Endereço: BR 116 – Km100 11848 – Prado Velho, Curitiba – PR, 81690-150

• Ensaio Aberto Pandeirada Orquestra: dia 28 de outubro, às 18h30, no Conservatório de MPB de Curitiba
Endereço: Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco

Concertos
Os ingressos podem ser adquiridos em www.fipcuritiba.com.br
• Concerto Didático com Vina Lacerda e convidados: dia 29 de outubro, às 16h, no Teatro da Vila (CIC). Entrada gratuita
Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba
• Concerto com Quinteto Vina Lacerda e Pandeirada Orquestra: dia 31 de outubro, às 19h30, na Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
• Concerto com grupo LaPercuTório com participação especial de Rafael Alberto: dia 1o de novembro, às 19h30, na Capela Santa Maria