Véspera de feriado tem mostra de animação infantil na Cinemateca

Com uma seleção de filmes para o público infantil, a Mostra Animadinhas está entre as cinco mostras temáticas preparadas para a 1ª Semana Animadonas, evento com a proposta de refletir sobre a experiência feminina no cinema de animação, que fica em cartaz na Cinemateca de Curitiba (PR), de 31 de outubro e 05 de novembro de 2022. A mostra de filmes animados com temas dedicados à infância será exibida no dia 1 de novembro, com entrada gratuita. Para conferir a programação completa clique aqui

Vivi Lobo e o Quarto Mágico.

No total, 25 curtas-metragens, de diferentes estados do País, integram a programação da 1ª Semana Animadonas. Destes, seis foram selecionados para a Mostra Animadinhas. A exibição inicia a partir das 19h e os bilhetes de entrada começam a ser distribuídos meia hora antes. A 1ª Semana Animadonas tem uma programação formada por animações que foram dirigidas e/ou codirigidas por mulheres.

A 1ª Semana Animadonas é realizada pela produtora Julieta Audiovisual e conta com Recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Guaxuma.

DATA: 01/11 (terça-feira) – ÀS 19H

MOSTRA ANIMADINHAS
Filmes para o público infantil
Ewé de Òsányín: O Segredo das Folhas
2021 | 22’
Direção: Pâmela Peregrino.
Classificação Indicativa: Livre.
Sinopse: Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental.

Meu Nome é Maalum
2021 | 07’
Direção: Luísa Copetti.
Classificação Indicativa: Livre.
Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade.

Meu Quarto dos Sonhos
2022 | 04’
Direção: Letícia da Silva Apolinário.
Classificação Indicativa: Livre.
Sinopse: Dividir o quarto não é uma tarefa fácil, principalmente na hora de decorá-lo. Ao chegarem em sua nova casa, as irmãs gêmeas Ana e Hannah se enfrentam em uma longa batalha para definir quem conseguirá ter o quarto que sempre sonhou.

Shazem!
2021 | 02’
Direção: Maiara Araújo.
Classificação Indicativa: Livre.
Sinopse: Ao prenúncio do anoitecer, um poderoso mago retorna à sua morada após um intenso dia de colheita: ingredientes raros, escassos e inalcançáveis coletados nas profundezas da floresta. Mas que receita tão complexa estaria o nobre sábio almejando preparar com tamanho esmero e maestria?

Vivi Lobo e o Quarto Mágico
2019 | 13’
Direção: Isabelle Santos e E. M. Z Camargo.
Classificação Indicativa: Livre.
Sinopse: Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

Vento Viajante
2020 | 06’
Direção: Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE com orientação de Analucia Godoi.
Classificação Indicativa: Livre.
Sinopse: Um dia o vento decidiu viajar para o nordeste. Pelo caminho ele fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades.