Criadores de“Cangaço Novo” participam do Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba
1De 15 a 17 de setembro, ocorre a primeira edição do FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba. O evento, que reúne palestras, painéis, oficinas, debates e masterclasses com profissionais de Curitiba e de outras partes do Brasil, tem o objetivo de aprimorar conhecimentos e competências no desenvolvimento de roteiros.
A programação, que é inteiramente gratuita, busca atender tanto a profissionais experientes, quanto aqueles que pretendem iniciar no universo da escrita e ocupará o Cine Passeio. As atividades são abertas ao público e contam com emissão de certificado, promovendo o acesso a informações de qualidade, trocas e conexões entre participantes e convidados.
“O FRIACA será realizado anualmente, ocupando um espaço ainda não explorado nesta cadeia produtiva, tanto em Curitiba, como no Paraná, democratizando a criação de roteiros, etapa imprescindível para fomentar a produção audiovisual de forma efetiva e com qualidade”, diz o diretor do FRIACA, Eduardo Calegari.
Entre alguns dos destaques na programação, estão os criadores e roteiristas da aclamada série “Cangaço Novo”, Eduardo Melo e Mariana Bardan, com um estudo de caso sobre a produção, falando desde a concepção do roteiro da obra até seu desenvolvimento no audiovisual; a produtora da nova série da HBO, “Cidade de Deus” (2024), Yana Chang, que falará sobre a criação de roteiros para podcast, seus desafios e oportunidades; o showrunner da série “A Benção”, Leo Garcia, contando sobre a criação, desenvolvimento, sala de roteiro, produção, pós e lançamento da obra audiovisual; entre outros.
Dentro do FRIACA, há ainda o FRIACA LAB, um laboratório de desenvolvimento e concurso de roteiros de curtas e longas-metragens de ficção. Foram cerca de 300 inscrições recebidas, que passaram por uma seleção de uma equipe de curadoria, que selecionou 10 roteiros. Os selecionados participarão do laboratório com reuniões de análise exclusivas, acompanhamento e feedbacks por consultores profissionais da área do audiovisual, de forma online e presencial.
Os consultores, curadores e a banca do Pitching escolherão os roteiros que serão premiados, sendo três na categoria iniciantes e três na categoria não-iniciantes. O primeiro lugar de cada categoria receberá o Troféu FRIACA 2023 e o valor de R$5.000. Já o segundo lugar, recebe R$3.000, e a terceira colocação, R$2.000.
Confira a programação completa do FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba, que ocorre no Cine Passeio.
Sexta-feira (15/9)
Abertura do Festival
Processos de Curadoria do FriacaLab
Horário: 11h às 12h
Espaço Valêncio Xavier
Palestra: A Arte do Pitching
com Fernanda De Capua
Horário: das 14h às 15h30
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: O pitching é a técnica de se vender uma ideia. Nesta palestra, Fernanda de Capua, roteirista e diretora, abordará os fundamentos de como comunicar sua história, os pontos essenciais, o que destacar ou omitir, como preparar sua apresentação e modulá-la de acordo com o seu interlocutor.
Cinema de Animação
com Miralumo, Cabong, Spirit e Dogzilla
Horário: 15h30 às 16h30
Espaço Valêncio Xavier
Laboratórios de Roteiros
Horário: 16h30 às 17h30
Espaço Valêncio Xavier
Masterclass
Gestão de Carreira Para Roteiristas
com Mari Brasil
Horário: 17h30 às 19h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Mariana Brasil irá apresentar um lado menos conhecido, porém fundamental para a carreira de qualquer pessoa que pretende atuar ou já atua de forma profissional como roteirista no setor audiovisual, explicando como funciona hoje este mercado e trazendo orientações que irão te ajudar a entender “quem é você” como autor(a)/roteirista e como se apresentar de forma adequada e eficiente para futuras produções. Começaremos de forma mais introdutória e ampla, falaremos do conceito do ofício do roteirista e de quem é você como autor (a) roteirista neste mercado. Apresentaremos as dinâmicas atuais de equipe envolvida no processo de escrita, seja de uma série ou um filme, para que você possa entender quais as funções e cargos competem ao seu perfil. Essa compreensão influencia na contratação, valores de cachês e até
créditos.
Palestra: Juventudes lesbitransviadas em cena
com Camila Macedo
Sala de Cursos Horário: 14h às 15h
Sobre: Apesar das persistentes políticas de apagamento e invisibilidade, nas últimas décadas, muitas histórias protagonizadas por personagens queer jovens surgiram no cinema. Com especial atenção às figurações lésbicas em filmes, conversaremos sobre algumas das principais convenções utilizadas em narrativas cinematográficas de amadurecimento e formação, procurando refletir sobre os deslocamentos que as experiências dissidentes podem (ou não) provocar no modo como o cinema tem olhado para as juventudes, para os gêneros e para as sexualidades. Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade.
Oficina – Logline: peça de construção narrativa
com Henrique dos Santos
Horário: 15h às 17h30
Sobre: A logline é um dos primeiros e mais lidos textos de um projeto de roteiro. Henrique dos Santos, Bacharel e Mestre em Cinema e Vídeo pela UNESPAR, promove um estudo teórico e prático da logline enquanto peça fundamental para a construção de uma narrativa clássica de ficção. Partindo do conceito de logline traçado por Blake Snyder (Save the Cat, 2005), serão avaliadas e discutidas em sala as loglines dos projetos dos participantes da oficina, por isso, é recomendado que os interessados tenham algum projeto (curta, longa ou série) em qualquer fase de desenvolvimento. Almeja-se que esta oficina contribua com os roteiristas, iniciantes ou não, de modo a terem uma visão mais pormenorizada das estruturas que movem suas narrativas e de como aprimorá-las, assim como de uma melhor forma de escrita e apresentação das logline de seus projetos.
Sábado (16/9)
Criação de roteiros de podcast – Desafios e Oportunidades
com Yana Chang
Horário: 10h às 12h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Com o título “Áudio-drama: storytelling de ficção”, Yana Chang traz o que envolve, ou pode envolver, um roteiro de podcast. Se no cinema e na TV o roteiro divide espaço com a dimensão visual e outros elementos de impacto na construção e apreciação da obra, no universo do podcast o protagonismo se inverte e a palavra se sobressai de forma única. O encontro foca em áudio-séries e áudio-drama, formatos narrativos em que o storytelling imersivo, criado unicamente para a experiência de áudio, alcança sua excelência com performances convincentes e uma edição de som criativa. Aos roteiristas, criadores e interessados, discutiremos pontos de atenção, oportunidades e desafios para: formatação e financiamento de projetos de áudio; escrita de roteiro (universo, diálogos, desenvolvimento de personagem, comunicação com a audiência); trabalho de som, e panorama do mercado brasileiro em termos de tendências, demanda e consumo.
Palestra: Mercado Audiovisual para Roteiristas
com Antonio Gonçalves Jr
Horário: 14h às 15h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: O fundador e diretor artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba irá explorar os meandros e funcionamento do mercado audiovisual, em que todo o projeto passa em vista para ser financiado e viabilizado, e que todo roteirista precisa entender para otimizar seu trabalho, além de aumentar suas chances de ter projetos realizados.
Palestra: Estrutura dramática de longa-metragem ficcional
com Pedro Faissol
Horário: 15h às 16h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: A palestra com Pedro Faissol visa apresentar um modelo de estrutura dramática, intitulado “Abordagem por Sequência”, para a escrita de roteiro ficcional de longa-metragem. Ele vai também exemplificar o modelo apresentado, através de um estudo de caso.
Estudo de Caso: A Benção – Série
com Leo Garcia (FRAPA)
Horário: 16h às 18h
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Leo Garcia abre o jogo e conta sobre todo o processo de criação, desenvolvimento, sala de roteiro, produção, pós e lançamento de “A Benção”. Vamos poder vislumbrar como nasce uma série, desde as primeiras ideias rascunhadas lá em 2012 até a exibição no Canal Brasil e Globoplay em 2020. Garcia vai apresentar materiais como one page, bíblia de vendas, argumento, escaleta, roteiro e exibir trechos de episódios.
Estudo de Caso: Cangaço Novo
com Eduardo Melo e Mariana Bardan
Horário: das 18h às 19h30
Espaço Valêncio Xavier
Sobre: Nessa palestra os criadores e roteiristas de “Cangaço Novo” vão relatar o passo a passo do projeto a partir das primeiras ideias colocadas no papel até chegar às telas do Prime Vídeo.
Painel: Cinema Autoral
Horário: 10h às 11h
Sala de Cursos
Painel: Roteiristas no Rolê – Carreira e Desafios
Horário: 14h às 15h30
Sala de Cursos
Dinâmica: Leitura de Roteiro com Atores
com Jaciara Rocha
Horário: 15h30 às 17h30
Sala de Cursos
Domingo (17 /9)
Painel: A importância na Distribuição no Desenvolvimento de Projetos
Horário: 10h30 às 12h
Espaço Valêncio Xavier
Painel: Produtoras no Divã – Dificuldades e Caminhos
Horário: 14h às 15h
Espaço Valêncio Xavier
Pitching dos Projetos | FRIACA LAB
Horário: 15h às 18h
Espaço Valêncio Xavier
Cerimônia de Premiação | FRIACA LAB 2023
Horário: 18h30
Terraço
Todas as atividades são abertas ao público e com emissão de certificado. Saiba mais no www.friacafestival.com.br ou por meio das redes sociais pelo @friaca.festival.
O FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba – Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do Hospital IPO, Jeep Florença e da Phil Young`s English School, com apoio da The Youth & Co, BackBros Image Rig, SIAPAR – Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná, Cine Passeio – ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviço:
FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba
Data: 15, 16 e 17 de setembro
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
Site oficial:https://friacafestival.com.br/
Informações: friaca.festival@gmail.com
Siga o FRIACA no Instagram: @friaca.festival
Sobre os convidados e palestrantes:
Mariana Brasil: Há 30 anos começou a carreira em audiovisual na produção em grandes produtoras como: O2 Filmes, Movi & Arte, Maria Bonita, TV Cultura entre outras. Deu aulas em laboratórios, cursos livres e prestou consultorias junto a produtores independentes pelo Brasil, sobretudo em cidades fora do eixo Rio-SP. Trabalhou com o Brlab, Icuman Lab, Porto Mídia, Barco, Frapa, Ancine, Sebrae etc. Participou da seleção de projetos em editais e rodadas de negócios dos maiores festivais de cinema do país, selecionando projetos para diversos players, nacionais e internacionais. Ao longo desses anos, foi ponto de intersecção nas negociações entre players, produtores e autores-roteiristas. Essa expertise possibilitou dominar ferramentas de negociação de direitos e contratos e trouxe um estreitamento na relação com os mais diversos players do mercado. Trabalhou como executiva na ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas e em 2021 abriu a Mari Brasil Agenciamento. O intuito é representar os autores-roteiristas, conectá-los às principais empresas da indústria do entretenimento e proporcionar melhores negócios, trazer mais segurança e tranquilidade tanto para os autores roteiristas como para os players do mercado.
Yana Chang: Produtora executiva e criativa com experiência em conteúdo, negócios e estratégia de comunicação, possui formação em Direito, Cinema e Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), e atualmente é Head de Desenvolvimento da South Global, produtora do eixo SP/LA fundada por Alice Braga e Bianca Comparato. Na South, lidera o departamento de criação, onda cria, seleciona, apoia ou negocia novos projetos, busca roteiristas e diretores e colabora com o time de produção até a entrega final. Entre os projetos em andamento, há longas, séries e podcasts. Créditos recentes: “Cidade de Deus” (HBO, 2024), “Cangaço Novo” (Amazon), “As Aventuras de José e Durval” (Globoplay), “Manhãs de Setembro 2” (Amazon), “Irmandade 2” (Netflix). Executiva do premiado documentário “Edna” (2021) dirigido por Eryk Rocha, e colaboradora da adaptação de roteiro de “A Queda do Céu”, obra de Davi Kopenawa e Bruce Albert.
Pedro Faissol: Professor de roteiro audiovisual, pesquisador e curta-metragista. Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Bacharel em Comunicação Social (Cinema) pela UFF. Docente do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar e do PPG-CINEAV/Unespar.
Antonio Gonçalves Jr: Produtor dos filmes “Deserto Particular” (Prêmio do Público na Giornate degli Autori Veneza, Representante brasileiro no Oscar), “Ferrugem” (Sundance, Melhor Filme Festival de Gramado), “Para minha amada morta” (7 prêmios Festival de Brasília, Zenith de Prata em Montreal, San Sebastian), “Jesus Kid” (3 prêmios em Gramado), Circular (Festival do Rio), “A gente” (Prêmio da ONU no Dok Leipzig), “Zona Árida” (Menção Especial no Dok Leizpig), “A mesma parte de um homem” (Prêmio Helena Ignez na Mostra de Tiradentes), Pátio (Cannes), “O Estacionamento” (Melhor Curta Festival do Rio), “A Fábrica” (Oscar shortlist, Menção Especial Clermont Ferrand), “Ainda Ontem” (Clermont Ferrand), “Tarântula” (Veneza). Formado em Relações Públicas (UEL), Cinema e Vídeo (FAP) e com especialização em Comunicação e Cultura (UTFPR), elabora, desenvolve e administra todos os projetos da Grafo Audiovisual.
Henrique dos Santos: Bacharel e Mestre em Cinema e Vídeo pela UNESPAR, atua como roteirista, tendo como destaque o longa “Deserto Particular” (2021), corroteirizado e dirigido por Aly Muritba, representante do Brasil ao Oscar 2022. Foi consultor nos laboratórios Griôt e MetrôLab. Trabalhou no desenvolvimento de longas com nomes como Karin Aïnouz, Sérgio Machado e Renata Martins; atualmente trabalha em sala de roteiro para série da Amazon Prime.
Eduardo Melo: Eduardo Melo fez Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de São Paulo, Cinema na Fundação Armando Alvares Penteado e estudou roteiro na New York Film Academy em Los Angeles. É criador e roteirista da série “Cangaço Novo”, um drama de ação produzido pela O2 filmes para Amazon Prime Video que teve estreia mundial no dia 18 de agosto de 2023. Roteirizou o documentário sobre a vida do primeiro surfista medalhista de ouro, o nordestino Ítalo Ferreira. Trabalhou no desenvolvimento da série de ação “DNA do Crime” para a Paranoid com o diretor Heitor Dhalia, e em um longa-metragem para Conspiração com o diretor Marcus Baldini. Em animação, é roteirista e criador de “Tata” série pré-escolar em desenvolvimento pela TV Pinguim; roteirista em “O Show da Luna!”, série pré-escolar exibida em mais de 90 países e trabalhou no desenvolvimento de “Roqueiros do Espaço”, série juvenil também desenvolvida pela TV Pinguim. Pela 44 Toons foi roteirista na série “Cordélicos”, projeto finalista do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro concorrendo como melhor série de animação.
Mariana Bardan: Formada em cinema na FAAP e Letras na USP, Mariana é criadora e roteirista de “Cangaço Novo”, drama de ação seriado da Amazon Prime Video produzida pela O2 filmes. Na mesma produtora foi roteirista de série distópica para o Globoplay (sem data de lançamento) e do documentário “Contos Curiosos de Ítalo Ferreira”. Em animação, é criadora e roteirista de “Tata”; roteirista e tradutora de “O Show da Luna!” e “Ping & Pong”, todos projetos da TV Pinguim. Na 44Toons, foi roteirista da série de animação “Cordélicos”. Já desenvolveu roteiros para projeto com IA do banco Itaú e foi colaboradora em novela do SBT. Atualmente desenvolve para um player um longa-metragem musical dramédia que tem como pano de fundo o universo sertanejo.
Leo Garcia: roteirista e diretor geral do FRAPA, o maior festival de roteiro da América Latina. Mestre em Roteiro (UPSA – Espanha), escreveu os longas “Em 97 Era Assim”, “Legalidade”, “Depois de Ser Cinza” e o doc “A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro” (também assina a direção). Roteirizou diversas séries como “Werner e os Mortos” (Amazon e Canal Brasil), “Paralelo 30” (Prime Box Brazil) e “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” (Globoplay e Gloob), recentemente vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. É criador, produtor e roteirista da série “A Bênção” (Canal Brasil e Globoplay).
Camila Macedo: Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade. É doutora e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Tem passagem pelas equipes de curadoria e programação de mostras e festivais como Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2022), Cinefantasy (2021), FIDÉ Brasil (2022) e Olhar de Cinema, no qual trabalha desde 2018.