Vem aí a terceira edição do Mata Atlântica EcoFestival

O Mata Atlântica EcoFestival 2024 – o maior festival de esportes de Aventura, Cinema e Arte do sul do Brasil – será realizado de 1 a 15 de agosto em cidades da região do Bioma da Mata Atlântica no Paraná, incluindo Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e também em São Luiz do Purunã, representante dos Campos Gerais.

Crédito – Divulgação.

Durante 15 dias, cidades como Antonina, Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária, Curitiba e Balsa Nova serão o cenário para atividades que privilegiam a vida ao ar livre e a natureza. Os três pilares que sustentam o evento são os esportes de aventura, o cinema e a arte. Aristides Athayde, um dos organizadores do evento, explica que o EcoFestival é um movimento que anda na contramão do nature déficit disorder, o transtorno do déficit de natureza. “O acesso restrito a áreas naturais, ou seja, a nossa desconexão com a natureza, causa inúmeros problemas físicos e comportamentais. O que nós propomos é aumentar esse tempo ao ar livre, melhorar a qualidade de vida das pessoas e, por consequência, sensibilizá-las para as pautas ambientais”.

Aventura– Na programação, está prevista uma grande variedade de atividades esportivas para todos os níveis de dificuldade. Haverá as de alto rendimento, como o 5º Encontro Brasileiro de Kayak Extremo – no Rio Cachoeira, em Antonina -, a Regata Vela e Vôo – no Passaúna, em Araucária – e o 3º Encontro Paranaense de Hike and Fly do Mata Atlântica EcoFestival. As atividades mais recreativas, para todos os públicos, são as trilhas em montanhas, escalaminhadas e caminhadas.

Crédito – Divulgação.

No sábado, dia 10, o público poderá desfrutar de mais de 21 trilhas num espaço no meio da Mata Atlântica, o Canal Aventura, em Piraquara, no chamado Trail Day. Mountain Bike, caminhada noturna, corrida de 6km e 14km em trilhas, corrida kids, Pilates, mountain board, arquearia montada e equoterapia estão na programação, além de food trucks e música.

Crédito – Divulgação.

Cinema – Este ano o Mata Atlântica EcoFestival apresenta o seu III Festival de Cinema de Aventura, Vida ao Ar Livre e Natureza, com exibições gratuitas de filmes selecionados via plataforma filmfreeway. Os produtores podem inscrever os seus filmes até o dia 15 de julho. Até agora, mais de 550 produções do mundo todo foram inscritas.

Crédito – Divulgação.

Os filmes laureados serão exibidos durante três noites na Cinemateca de Curitiba, no Coreto do Passeio Público e também numa sessão ao ar livre no Parque das Águas, em Pinhais. “No ano passado, nós lotamos a Cinemateca por três noites. Estamos democratizando o acesso do público a um cinema de extrema qualidade”, comemora Aristides.

Arte – exposições e intervenções artísticas, música, fotografia, gastronomia e moda darão ainda mais cor ao festival. Na programação, um final de semana inteiro no Campo das Artes, em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova. No local, que é uma residência artística de propriedade do ator curitibano Luis Melo, haverá uma feira de produtores regionais e uma extensão da Casa Portfólio – com muitos livros, arte e comidinhas -, projetada exclusivamente para o espaço.

Crédito – Divulgação.

Em Curitiba está confirmado o II Encontro de Fotografia do Mata Atlântica EcoFestival. Na noite de 08 de agosto, profissionais que utilizam da fotografia como base para o desenvolvimento de seu trabalho contarão sobre suas trajetórias e irão mostrar um pouco das suas produções. Um dos convidados confirmados é o premiado animador, diretor de arte, designer e videomaker Carlon Hardt.

Negócios
Lançado na edição do festival do ano passado, o Encontro de Empreendedorismo Outdoor do Mata Atlântica EcoFestival vai acontecer no dia 07 de agosto dentro do SEBRAE. Desafios, expectativas e perspectivas do setor para o mercado brasileiro serão discutidos num dia de encontros e network, que irá reunir instituições públicas e privadas, terceiro setor, microempreendedores, profissionais autônomos e prestadores de serviços voltados a uma enorme variedade de segmentos que atendem as demandas da vida ao ar livre, desde fabricação de equipamentos e vestuários, até turismo e consultorias personalizadas a atletas de alto rendimento.

Crédito – Divulgação.

Segundo Aristides, os gastos com atividades outdoor nos Estados Unidos giram em torno de US$ 887 bilhões ao ano, mais do que os brasileiros gastam com gasolina, diesel e fármacos juntos. “São 7,6 milhões de empregos gerados e uma arrecadação de 125 milhões em impostos”, pontua, completando: “O potencial do Brasil é imenso, mas é preciso que o setor se prepare e se organize com responsabilidade”.

Aventuras urbanas
O Mata Atlântica EcoFestival acredita no esporte como ferramenta de transformação social. A prática esportiva aumenta a autoestima e a autoconfiança, atua no desenvolvimento motor e cognitivo, melhora o sono, a qualidade de vida e ainda reduz os riscos de doenças físicas e psíquicas. Por isso, vai, pelo terceiro ano consecutivo, está trabalhando para proporcionar a crianças de escolas municipais, uma tarde de atividades esportivas não convencionais em Pinhais.

Crédito – Divulgação.

O Mata Atlântica Ecofestival foi inspirado em eventos internacionais e busca estimular a valorização da natureza e das atividades nas áreas do Bioma Mata Atlântica. “Queremos impulsionar o turismo de aventura e as manifestações artísticas, além de conscientizar sobre o papel de cada indivíduo no processo de preservação ambiental, que é tão urgente e necessário”, ressalta Aristides.

Nas duas primeiras edições, cerca de 8 mil pessoas participaram de provas e eventos esportivos, artísticos e culturais. Além disso, mais de 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de informações divulgadas em jornais impressos, portais, televisão, rádio e redes sociais.

Crédito – Divulgação.

O EcoFestival é uma celebração única que une aventura, arte e conservação e um público aparentemente com interesses variados, mas que se preocupa com um tema em comum: manter a natureza de pé. Mata Atlântica EcoFestival. Muitas tribos, uma só língua!

PROGRAMAÇÃO CONFIRMADA:
01.AGO – Abertura do Mata Atlântica EcoFestival, com música, cinema e arte – Curitiba
03.AGO – Regata Vela e Vôo – Represa do Passaúna, Araucária
03 e 04.AGO – 5º Encontro Brasileiro de Kayak Extremo– Rio Cachoeira, Antonina
03 e 04.AGO – Campo das Artes – São Luiz do Purunã, Balsa Nova
07.AGO – II Encontro de Empreendedorismo Outdoor do Mata Atlântica EcoFestival – Sebrae, Curitiba
08.AGO – II Encontro de Fotografia do Mata – Curitiba
09.AGO – Aventuras Urbanas – Parque das Águas, Pinhais.
09.AGO – Cinema no Parque – Parque das Águas, Pinhais.
10.AGO – Trail Day – Canal Aventura, Piraquara
13, 14 e 15.AGO – III Festival de Cinema do Mata – Cinemateca, Curitiba
DE 01 a 15 de AGO –
Caminhada da Baitaca
Morro Anhangava
Morro Pão de Loth
Morro do Canal
Morro do Getúlio
Casa Ipiranga
Pico Caratuva
Pico Itapiroca
Pico Camapuã
Pico Paraná

Outras atividades confirmadas, aguardanto data:
3º Encontro Paranaense de Hike and Fly do Mata Atlântica EcoFestival
Passeio Eco Guaricana ao Rio Miringuava, área rural de São José dos Pinhais

Mata Atlântica EcoFestival
Data: 01 a 15 de agosto
Local: Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e Campos Gerais
Instagram: @mataatlanticaecofestival