PÚBLICO – formação e mediação teatral

PÚBLICO – formação e mediação teatral é um projeto criado pela Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura a fim de pensar recepção, mediação e formação de plateia em Curitiba. Durante 4 meses, vão acontecer diversas ações na Casa Quatro Ventos, como um circuito de apresentações, debates, palestras e bate papos acerca do universo da mediação teatral. Todas as ações serão acompanhadas por mediadores que trabalharão com um grupo fechado de espectadores, que serão selecionados via inscrição prévia.

Crédito – Lidia Ueta.

Numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar contemporânea, este projeto se dedica a pensar o ato do espectador como um ato produtivo e multiplicador, evidenciando a função artística do público no evento teatral.

PÚBLICO busca movimentar o espaço existente entre a concepção da cena e a recepção do público, qualificando a relação do público com a obra teatral, instigando o espectador a perceber o trabalho artístico dentro das suas múltiplas dimensões formais e interpretativas. O projeto pedagógico é coordenado pelo artista e pesquisador Fernando de Proença e pela Profa.Dra. Roberta Ninin.

Crédito – Lidia Ueta.

Os encontros com o grupo de espectadores preveem, para cada uma das peças apresentadas: acompanhamento antes da ida ao teatro, durante a ida ao teatro (apresentação seguida de debate mediado) e após a ida ao teatro através da elaboração e mediação de procedimentos e jogos teatrais.

No circuito de apresentações, para esta edição, foram convidados 5 coletivos importantes de Curitiba: Rumo de Cultura, desCompanhia de dança, as drag queens Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Trupe Periferia e Cia dos Palhaços. Os artistas, além de fazerem apresentações fechadas para o grupo de espectadores, também farão duas sessões abertas para o público em geral, além de participar dos processos de mediação.

O lançamento do projeto acontece no dia 18 de agosto, às 19h, na Casa Quatro Ventos com fala pública do Prof.Dr. Flávio Desgranges, um dos principais nomes do mundo a pensar mediação em teatro. A entrada é franca, aberta para a comunidade e sujeita a lotação.

E nos dias 26 e 27 de agosto começa o circuito de apresentações com a peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL, da Rumo de Cultura. O mais recente trabalho do grupo, investiga questões sobre energia, magnetismo e iluminação a partir do cientista Nikola Tesla – a peça está comemorando 60 apresentações e já passou por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos próximos meses, serão apresentadas as peças Feche os Olhos para Olhar, da desCompanhia de dança, O Maravilhoso Cabaré, com Juana Profunda, Linda Power, Gabryela Jhones e A Dita, Real Curitiba, da Trupe Periferia e Deslady, com Nathalia Luiz da Cia dos Palhaços.

Crédito – Elenize Dezgeniski.

PÚBLICO, se dedica a pensar e promover uma formação estendida e contínua a fim de ampliar questões do fazer, transmitir e fruir o fazer teatral, englobando ações encadeadas e viabilizando ações urgentes de criação de público para a cidade de Curitiba.

Todas as ações deste projeto são gratuitas. Para participar do processo de seleção do grupo de espectadores (com certificado de curso de extensão pela UNESPAR – Campus FAP) e para mais informações acesse o formulário – bit.ly/inscricaoPUBLICO

Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo da UNINTER. Realização: Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura.

PÚBLICO – mediação e formação teatral

• Para se inscrever e ver condições de participação no grupo de espectadores, acesse:
bit.ly/inscricaoPUBLICO

• Palestra de abertura com o Prof.Dr. Flávio Desgranges
dia 18 de agosto, às 19h – entrada franca, sujeita a lotação.

• Peça O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL
dias 26 de agosto, às 20h e 27 de agosto, às 19h

Todas as ações acontecem na Casa Quatro Ventos (R. da Paz, 51 – centro) com entrada franca.