O ‘power folclore’ da Yangos abre Feira Internacional da Música

A banda instrumental Yangoos dá o start da sétima edição da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS), com show no próximo dia 30/9, na Casa Heitor Stockler de França. O quarteto gaúcho é a primeira atração da Mostra FIMS Instrumental – Acordes na Casa, que terá ainda os shows do paranaense Duo Clavis (7/10), do catarinense Mazin Silva (14/10), da gaúcha Andrea Perrone (21/10) e do paranaense Murillo da Rós (28/10). Todos os shows acontecem às 11h, na Casa Heitor Stockler de França.

Yangos. Crédito – Mariana P.

A Mostra FIMS Instrumental é gratuita, basta retirar o ingressos uma hora antes das apresentações e marca o início da edição 2023 do evento. Os artistas participantes já estiveram em showcases de edições anteriores da FIMS, que terá ainda Rodada de Negócios, Conferências, Seminários, Workshops e novos showcases, ao longo do mês de outubro.

Para seu evento anual, que acontece dias 20 e 21 de outubro em Curitiba, a produção já anunciou os selecionados em edital para os showcases. Foram mais 100 inscrições recebidas, do Brasil e da América Latina. “Artistas de muita qualidade! Foi um processo difícil para a curadoria do Conselho FIMS desse ano”, pontua Téo Ruiz, diretor geral da FIMS. “Tivemos muito trabalho, mas também ficamos felizes com a qualidade dos participantes”, completa.

Andrea Perrone. Crédito – Fagner Bruno.

Estão selecionados os shows de A Corda em Si (SC), ANNÁ (SP), Preto Martins (PR) e Soul de Brasileiro (RJ).
E atenção: Artistas interessados em participar das rodadas de negócios 2023 podem concorrer a uma vaga no edital específico que está aberto até o próximo sábado (30/9). Para isso, é necessário comprar a credencial e se inscrever via formulário disponibilizado. Os selecionados serão contatados pela produção do evento. O credenciamento é o que permite a entrada nos eventos de negócios da FIMS, nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro Cultural Sistema FIEP.

Desde sua primeira edição, em 2016, a FIMS assumiu o desafio de ser um espaço catalisador e agregador do mercado regional, de olho no intercâmbio nacional no intuito de abrir portas para trocas e parcerias. Unir e reunir artistas, produtores, profissionais da indústria musical e interessados em entrar nesse mercado em ascensão no Brasil é o que norteia o trabalho de todos os envolvidos desta que foi a primeira Feira de Música do Sul do Brasil. Foi eleita a Melhor Feira de Música do Brasil pelo Prêmio Profissionais da Música de 2022, e foi também um dos raros eventos mantidos durante a pandemia.

Shows – Formado pelos músicos César Casara, Cristiano Klein, Rafael Scopel e Tomás Savaris, Yangos faz da união do piano, percussão, acordeon e violão um encontro potente, adicionando pitadas jazzísticas a milongas, chamamés e chacareras. Formada em 2005, na Serra Gaúcha, Yangos segue com a mesma formação e atuação ininterrupta nesses 15 anos de carreira. Nesse período a banda soma 7 discos e um dvd. O quarto álbum da banda, lançado em 2017, CHAMAMÉ, foi indicado ao mais importante prêmio da música latina, o Grammy Latino. Sua formação inusitada e sonoridade orgânica, levou o crítico da Rolling Stone Argentina, Claudio Kleiman, a propor uma nova definição para a estética da banda: power folclore. A partir dessa denominação, em 2019, Yangos gravou seu sexto álbum: Power Folklore.

Serviço e programação da FIMS 2023
A credencial do evento pode ser adquirida neste link, até 30/9/2023: https://www.ingressolive.com/dropsfimscuritiba2023
Quem tiver interesse em concorrer a uma vaga nas rodadas de negócios deve, depois do credenciamento, fazer a inscrição no link, até 30/9/2023
https://linktr.ee/fimsul?lt_utm_source=lt_share_link#333807587

Mostra FIMS Instrumental – Acordes na Casa
Dia 30/9 – Yangos (RS), 11h
Dia 7/10 – Duo Clavis (PR), 11h
Dia 14/10 – Mazin Silva (SC), 11h
Dia 21/10 – Andrea Perrone (RS), 11h
Dia 28/10 – Murillo da Rós (PR), 11h
Local: Casa Heitor Stockler de França (Av. Mal. Floriano Peixoto, 458)
Entrada franca – retirada do ingresso uma hora antes.

Conferência / Seminário
Dia 20/10: painéis, workshops e rodadas de negócios)
21/10: Showcases diurnos
Local: Centro Cultural Sistema FIEP (Rua Paula Gomes, 270)