Jornalista cultural Lucas Cabaña participa de bate-papo no SESC PR

O SESC Cadeião apresenta o projeto Café com Quê? e nesta edição, com a presença do jornalista e produtor cultural Lucas Cabaña, com o tema ´´Assessoria de encrenca – Os novos desafios da assessoria de imprensa cultural“. O evento acontece no dia 08 de maio, a partir das 19h, no SESC Cadeião, em Londrina. A entrada é gratuita.

Crédito – Anderson Farry.

Em quase duas décadas de atividade, o jornalista cultural Lucas Cabaña é referência no sul do país em assessoria de imprensa. Com atuação em projetos nacionais e internacionais, o comunicador paranaense já foi indicado e selecionado em diversas premiações do segmento jornalístico e musical.

Entre eles, com destaque para a seleção do V Prêmio Petrobras de Jornalismo, Prêmio Profissionais da Música, e também recebeu a moção de louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal em reconhecimento ao profissionalismo e relevância em projetos culturais e, em especial, à música brasileira, pelo projeto Curitiba dá Samba, com o qual, atuou ao longo de dez anos.

Durante o bate-papo, Lucas Cabaña vai compartilhar experiências sobre os bastidores e os desafios contemporâneos da assessoria de imprensa e relatar os perrengues e encrencas vivenciados por ele ao longo da sua trajetória.

“Quem observa de fora, não tem a menor ideia de todos os desafios diários e imprevistos que o assessor de imprensa enfrenta. Atualmente, o maior obstáculo no desenvolvimento estratégico de uma assessoria é o relacionamento entre o assessorado e o público com quem ele quer se comunicar. Tanto digitalmente quanto pela mídia tradicional”, explica o fundador e CEO da Cabana Assessoria.

Para Lucas Cabaña, o mercado da assessoria de imprensa cultural no Brasil vivenciou um momento catalisador durante e após a pandemia. Segundo o jornalista, que iniciou a sua carreira paralelamente a universidade de comunicação social, no início dos anos 2000, e vivenciou a transição entre o analógico e o digital, as estratégias de comunicação vão além das tendências e planejamentos. É fundamental o entendimento e a compreensão das plataformas digitais, dos veículos de grande circulação e da mídia segmentada.

“Eu sempre digo aos meus clientes, a assessoria de imprensa não faz milagre. Por atuar como produtor cultural, trabalhar em veículos da imprensa e ter assessorado diretamente a carreira de artistas e também de eventos nacionais e internacionais, eu sei perfeitamente sobre a realidade do setor. Durante e após a pandemia, o mercado tem se transformado diariamente. Então, hoje em dia, quanto jornalista, eu sei do meu papel diante de todo o organograma e funcionamento operacional e tático na imprensa”, revela Cabaña.

Em um período onde produtores de conteúdo, influenciadores e o surgimento de diversos canais pelas plataformas digitais e redes sociais proliferam e acrescentam outras narrativas à imprensa, a integração entre as mídias têm ditado o comportamento do consumidor. Consequentemente, isso exige que os assessores de imprensa se adaptem, utilizando múltiplos canais para dialogar com diferentes perfis de audiência.

“Apesar das novas formas de engajamento e compreendendo as dinâmicas do mercado, a credibilidade da informação a partir do jornalismo, inevitavelmente é uma fonte confiável. Não estou falando sobre a crítica especializada. Embora as próprias redações segmentadas da área cultural, também precisam estar em consonância sobre o que acontece no cenário artístico e ir além do press kit. O futuro da comunicação cultural depende da capacidade de adaptação e inovação dos profissionais da área para garantir que a cultura continue ocupando um espaço relevante na sociedade, online e offline”, destaca.

Sobre Lucas Cabaña

Atualmente, Lucas Cabaña é fundador e CEO da Cabana Assessoria, e editor-chefe do Música é o Canal e está na produção do curta-metragem Terra Bonita – O Filme, onde também assina a direção, e divide o trabalho com profissionais de Londrina, Curitiba e São Paulo. O jornalista atuou em diversos veículos do Paraná, com destaque para a Rádio Cultura de Curitiba, Curitiba Cult, Rádio Banda B, Portal Eu Amo Curitiba, Portal Banda B, Rádio Evangelizar, Curitiba Cultura e Rádio UEL.

Como assessor, assinou a produção de grandes eventos, entre eles, o 4º Prêmio Culturas Indígenas – Edição Raoni Metuktire, Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Performance, Feira Internacional da Música do Sul, The Wrong-New Digital Art Biennale, Sofar Sounds e Festival Internacional Ruído (En)Cena.

Na música, assessorou grandes shows nacionais e internacionais. Trabalhou em diversas produções no Paraná, entre eles, Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth), Luiza Lian, Duda Beat, Marquinhos Diniz, Sandra Portella, Linn da Quebrada, Estrela Leminski, Téo Ruiz, Cori Malvestuto, Janine Mathias, Iria Braga, Rubia Divino, DJ Morenno, Leandro Ferraz, Cida Airam, Silvia Machete, Saulo Soull, Jaloo, Pitombas do Amor, Jarrah Thompson Band, entre outros.

Entre o jornalismo e os direitos humanos, atuou ao lado de diversas empresas como o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Petrobrás, Correios, Funai e Embaixada da Noruega.

Vale ressaltar ainda, a sua contribuição para a elaboração do Plano Setorial Para as Culturas Indígenas – Edição Especial, realizada para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável na Rio+20.

Sobre o Café com Quê?

O Café com Quê? é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o norte do Paraná. Oferece para artistas e pesquisadores paranaenses, via edital, um espaço para compartilhar com o público seus trabalhos na área da da produção e pesquisa, pensando no resgate dessa memória relacionado com a cultura londrinense. Os debates acontecem no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, no espaço da Galeria de Artes e do Café-Escola Senac.

Serviço | Café com Quê?: Assessoria de encrenca – Os novos desafios da assessoria de imprensa cultural, com Lucas Cabaña
Onde: SESC Cadeião
Endereço: Rua Sergipe, 52 – Centro
Quando: 08 de maio (quinta-feira)
Horário: A partir das 19h
Ingressos: Gratuito
Informações: (43) 3572-7700
Classificação Livre