Las Vivas – Plataforma Iberoamericana de Dança procura artistas de dança do Sul do Brasil

A Las Vivas – Plataforma Iberoamericana de Dança, idealizada e coordenada pelos produtores culturais Mari Paula e Igor Augustho, anuncia sua primeira convocatória para uma edição presencial no Brasil. A cidade de Curitiba será palco deste encontro inédito, que acontecerá entre os meses de julho e agosto de 2025. Com edições anteriores online e presenciais na Espanha, a Las Vivas busca agora artistas, grupos, coletivos e produtoras de dança do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) para integrar a programação, além das residências de criação com artistas internacionais, também serão apresentados na cidade um recorte de pesquisas em dança realizadas pelos artistas inscritos. “A plataforma tem como objetivo articular ações relacionadas à criações em dança no contexto Iberoamericano, promovendo a difusão de espetáculos, intercâmbios artísticos, rodas de conversa e a preservação da memória da dança”, destaca Igor Augustho.

Crédito – Divulgação.

A convocatória prioriza a seleção de trabalhos que dialogam com o contemporâneo, valorizando discussões culturais, políticas e coletivas. “Serão bem-vindos projetos que explorem a fronteira entre a dança contemporânea e outras linguagens artísticas, como teatro e performance. Aceitamos tanto trabalhos inéditos quanto aqueles que já foram apresentados, incluindo obras em processo, desde que cumpram os requisitos de inscrição”, explica Igor.

Entre os requisitos para as inscrições de artistas, grupos, coletivos e produtoras estabelecidos exclusivamente no sul do país, representados por pessoa jurídica (MEI), bem como 80% da ficha técnica possuir registro profissional (DRT) válido. As inscrições estão abertas desde o dia 4 de abril e serão finalizadas no dia 5 de maio de 2025, e devem ser realizadas pelo preenchimento do formulário on-line disponível em: https://forms.gle/AAq45hBx2gcq1P3J6

Critérios de Seleção
A curadoria da Las Vivas vai selecionar ao menos um trabalho de Santa Catarina, um do Rio Grande do Sul e dois do Paraná, sendo ao menos um de Curitiba. De acordo com Mari Paula, a curadoria vai analisar critérios como: “Qualidade técnica, estética e temática das criações; Viabilidade técnica para apresentações; Consonância com a proposta curatorial do evento; Representatividade artística e diversificada da dança contemporânea do Sul do Brasil”, explica. Poderá haver priorização de propostas que envolvam artistas trans, pretos/pretas, indígenas, quilombolas e/ou com deficiência.

Os trabalhos selecionados vão realizar duas apresentações em Curitiba, entre 18 de julho e 10 de agosto de 2025. A Mostra inclui recursos de tecnologia assistiva como tradução para Libras e audiodescrição. A plataforma Las Vivas busca fortalecer a cena da dança contemporânea no Sul do Brasil, ao promover o diálogo e a troca entre artistas, gestores e público.

Serviço

Período de inscrições: 4 de abril a 5 de maio de 2025
Previsão para o resultado da seleção: 15 de maio
Início: 18 de julho
Término: 10 de agosto
Redes: www.lasvivas.org | @cultura.pomeiro | @plataformalasvivas
Dúvidas: igor@pomeiro.com | producao@pomeiro.com
(até 24 horas antes do encerramento das inscrições)

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/1QVFwKyjhfF1KismvLSrSWT43NNfE13Y0piVFllryyBM

Las Vivas – Plataforma IberoAmericana de Dança é uma plataforma idealizada e coordenada por Mari Paula e Igor Augustho que articula ações relacionadas à criações em dança no contexto IberoAmericano. Dentre os movimentos desenvolvidos pela plataforma, estão a difusão de espetáculos, a realização de intercâmbios entre artistas, promoção de rodas de conversa com fins de articulação de contextos e preservação da memória da dança, entre outros. Las Vivas teve edições online e presenciais (na Espanha) e, pela primeira vez, entre os meses de julho e agosto de 2025, promoverá seu primeiro encontro presencial, desta vez no Brasil, na cidade de Curitiba. Você pode saber mais sobre a plataforma em lasvivas.org.