Ravi Brasileiro e Bruna Caram lançam parceria inédita em ´Fôlego Coração`

Bem ali, entre uma poesia esquecida numa folha de papel e as possibilidades sonoras, que a harmonia do encontro entre Ravi Brasileiro e Bruna Caram enriquecem a potência sonora do projeto ´´7por2“, com o lançamento da música ´´Fôlego Coração“. Com produção musical assinada por Du Gomide, além da música disponível pelas plataformas de streaming, a live session e minidoc podem ser assistidos pelo canal oficial do YouTube do Ravi Brasileiro.

Ouça Fôlego Coração

Dois músicos versáteis, multi-instrumentistas, e profundamente conectados à riqueza da cultura brasileira. ´´Fôlego Coração“ é um intercâmbio entre esses dois universos, tanto sobre o nome da música quanto a vitalidade poética e criativa do Ravi e Bruna.

Crédito – @odaravision e @florleticix.

A colaboração dos cantautores, reafirma o papel da música em um palco livre para a transformação, capaz de tecer novas narrativas a partir de encontros e sensibilidades distintas.

´´Fôlego Coração“ apresenta as nuances do ska, com sua pulsação rítmica característica e ao mesmo tempo, incorpora elementos que evocam a magia e o encantamento do universo circense. Além disso, há uma referência à icônica ´´Peter Gunn“ de Henry Mancini, parceiro do maestro Waltel Branco, com quem Ravi fez diversos projetos..

O processo de criação de ´´Fôlego Coração“ corrobora desde 2021, quando Ravi convidou a Bruna para integrar o projeto ´´7por2“. “A Bruna é alguém que eu admiro demais pelo trabalho, por todas as composições que eu venho ouvindo e dançando há bastante tempo. Ela me entregou uma foto de uma folha de caderno. E aí, um poema lindo que estava iniciado, e tava bem claro que ele tinha ficado ali, esquecido”, rememora Ravi.

Segundo o artista, a identificação foi imediata ao ponto de reverberar em toda a produção, como ele mesmo pontua no minidoc, onde ele revela o processo de criação de ´´Fôlego Coração“. Com direção de Oruê Brasileiro, o minidoc está disponível pelas redes sociais do Ravi Brasileiro e em seu canal oficial no YouTube.

Assista ao minidoc de Fôlego Coração aqui

“Fiquei bem tocado, mexeu bastante porque me identifiquei. Cheguei numa letra, e a gente trocou uma ideia. Mas realmente, a música tomou a forma e ganhou corpo quando a gente foi se encontrar em São Paulo”.

Da arte do encontro, em intercâmbio, floresceu um campo aberto à reinvenção e capaz de tecer novas narrativas. Para Bruna Caram, o convite para integrar o projeto ´´7por2“ foi um estopim para reafirmar a importância da equidade na produção cultural e enaltecer a presença de múltiplas vozes, experiências e gêneros no processo artístico.

“A gente se encontrou em São Paulo. Eu no meu tecladinho em casa, ele com o violão, e a música nasceu em um dia, em uma tarde linda de sol. Até a gente se reencontrar para gravar foi um ano. Eu fiquei sem cantar e ouvir ela durante esse período. E hoje, a gente está vendo essa magia acontecer. É uma coisa que, aliás, eu amo como compositora. Compor quietinha em casa, sempre com um instrumento e só e depois ver essa apoteose, com músicos tocando, muitas vozes e ideias de arranjo”, confidencia Bruna Caram durante a entrevista disponível pelo minidoc.

O potencial de colaboração entre Ravi Brasileiro e Bruna Caram transcende estilos e épocas. ´´Fôlego Coração“ é uma canção brasileira que segue seu percurso infinito, como o próprio nome evoca. Mas, assim como a pluralidade dos artistas, é impulsionada por mãos que se encontram e corações que se expressam através de melodias, com excesso de fôlego e criatividade à experimentação.

Além de ´´Fôlego Coração“, também foi lançada a colaboração de Ravi Brasileiro e Flaira Ferro para a inédita ´´Balé da Selva“. A música disponível pelas plataformas de streaming, conta também com a live session e minidoc que podem ser assistidos pelo canal oficial do YouTube do Ravi Brasileiro.

Sobre 7por2

Ao longo de quase dez anos, o curitibano Ravi Brasileiro amadureceu aconcepção do projeto ´´7por2“, onde o multiartista lança sete canções inéditas em parceria com Badi Assad, Carlos Careqa, Bruna Caram, Dante Ozzetti, Flaira Ferro, Caito Marcondes e Leo Bianchini, com produção do musical assinada por Du Gomide.

Com oito episódios, a minissérie documental com lançamento e divulgação, exclusivo pelas redes sociais do Ravi Brasileiro – que também é responsável pela coordenação do projeto – traz a direção de seu irmão, Oruê Brasileiro.

A proposta de ´´7por2“ surge como um respiro criativo em uma celebração inédita ao reunir artistas de diferentes gerações, estilos e relevância nacional e internacional.

As canções são resultados de um processo colaborativo. Porém, entrelaçadas em um manifesto sonoro contemporâneo, onde a criação coletiva desponta, a partir de um encontro entre Ravi Brasileiro e Milton Karam.

Tendo Curitiba como ponto de encontro, em ´´7por2“, Ravi Brasileiro promove um mosaico sonoro contemporâneo. Apresenta ao público, a capacidade em ressignificar a necessidade de intercâmbios sonoros.

Mais do que uma fusão de estilos, Ravi promove o atual panorama artístico contemporâneo e geracional, em um manifesto transformador pelas narrativas tecnológicas, o audiovisual e a música brasileira.

Sobre Ravi Brasileiro

Ao longo de quase três décadas, Ravi Brasileiro é reconhecido como cantor, compositor, dançarino e empreendedor cultural. A brasilidade é uma característica em seu trabalho desde a sua estreia nos palcos com a direção de Milton Karam e Simone Cit, com o Coral Brasileirinho, na década de 1990.

Em sua discografia, estão os singles ´´Come Cru e Tira Dez“ (2016) e ´´O Vislumbre da Terceira Idade“ (2022). Ravi também lançou em 2018, o EP ´´Quiçá Que Sacudisse“ e em 2021, lançou a versão em álbum, ao vivo no Teatro Paiol, com as participações especiais de Janaina Fellini, Laura Binder e Otto Brasileiro.

Do seu álbum de estreia ´´Na Trilha do Elo“ e elas perdidas (2009), cinco anos depois, com o álbum ´´Cortinas Abertas“ (2014), Ravi projetou a sua trajetória internacional com shows pelo México e Guatemala.

Ao longo de 2025, pelo projeto ´´7por2“, Ravi apresenta canções inéditas em parceria com Badi Assad, Carlos Careqa, Bruna Caram, Dante Ozzetti, Flaira Ferro, Caito Marcondes e Leo Bianchini, com a produção do musical assinada por Du Gomide.

Sobre Bruna Caram

Bruna Caram é cantora, compositora, instrumentista, atriz, escritora e preparadora vocal. Neta do violonista de choro Jamil Caram e da cantora Maria Piedade, ícone da ´´Era de Ouro“, em 1950.

Com a sua estreia em carreira solo em 2006, o álbum ´´Essa Menina“ (Dabilú Discos), promovido pela faixa ´´Palavras do Coração“ foi um dos principais sucessos nas rádios do Brasil.

Nasceu em uma família musical, neta de Jamil Caram, violonista de choro, e Maria Piedade, cantora da era do rádio. Em quase duas décadas de carreira, em sua discografia, Bruna apresenta sete álbuns e diversas parcerias.

Seu álbum mais recente é ´´Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha“, com as participações de Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Zé Renato, Preta Ferreira e Renato Braz.

Entre a palavra cantada e a escrita, como escritora, Bruna lançou os livros ´´Pequena Poesia Passional“ (2015) e o mais recente, ´´Pequena Poesia Presente“ (2020), com poemas escritos enquanto ela interpretou a personagem Rânia, na minissérie ´´Dois Irmãos“, na Rede Globo, em 2017.