Tem início a 1ª edição do Mercado do Cinema Independente do Brasil

Teve início nesta segunda-feira (16), o primeiro MECI – Mercado do Cinema Independente, que ocorre em paralelo à programação da 14ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Pioneiro no Brasil e com o objetivo de conectar realizadores, distribuidores, exibidores, plataformas de streaming, canais e profissionais do setor audiovisual, o evento de mercado audiovisual foca em longas-metragens independentes, priorizando a ampliação de oportunidades, fomentando parcerias estratégicas e impulsionando negócios que movimentam e fortalecem a sétima arte.

“O 1º MECI – Mercado do Cinema Independente oferece um espaço para conversas de negócios, pitchings, masterclasses, painéis e networking, também promovendo e viabilizando filmes brasileiros para o mercado nacional e internacional. É o momento ideal de troca e construção de novos caminhos para a indústria cinematográfica independente no país”, comenta Antonio Gonçalves Jr., diretor do Olhar de Cinema.

Crédito – TipMidia.

Mais de 50 nomes do cinema mundial estão confirmados no MECI, como as produtoras Fernanda Lomba e Ana Camila Esteves; o executivo de aquisição de direitos da Globo, Gabriel Cohen; o chefe de estratégias de conteúdo da Disney, Cristiano Lima; a curadora do Festival de Berlim, Barbara Wurm; e os cineastas Aly Muritiba e Marcelo Caetano, entre outros.

Confira a Programação Completa:

Dia 16 de junho

PAINEL | “Fomento Audiovisual” | (16 de Junho – 10h – 11h15) | Sala Claro MON

Com a participação de Joelma Gonzaga, Diretora do Departamento de Políticas Audiovisuais da Secretaria do Audiovisual (MinC); Luciana Casagrande Pereira, Secretária de Cultura do Estado do Paraná; e Marino Galvão Jr., Secretário Municipal de Cultura de Curitiba, a conversa sobre Fomento Audiovisual reúne perspectivas das esferas federal, estadual e municipal.

PAINEL | “A importância do investimento do Fundo Setorial do Audiovisual para a TV brasileira”(16 de Junho – 11h30 – 12h45) | Sala de Vidro
O painel discute o papel estratégico do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) no fortalecimento da televisão brasileira, especialmente no fomento à produção independente, à diversidade de narrativas e à regionalização de conteúdos. A conversa reúne representantes do setor público, canais e produtores para refletir sobre os impactos do FSA na criação de séries, documentários e programas, além dos desafios e perspectivas para a continuidade e ampliação desse investimento no atual cenário audiovisual.

PAINEL | “Produção e desenvolvimento de conteúdo: Fatores de impacto na distribuição e performance de produtos audiovisuais” | (16 de Junho – 11h30 – 12h45) | Sala Claro MON

O painel propõe uma reflexão sobre como as escolhas realizadas nas etapas de produção e desenvolvimento de conteúdo influenciam diretamente na distribuição e no desempenho comercial e crítico de obras audiovisuais. Serão discutidos aspectos como definição de público-alvo, estratégias de posicionamento, formatos, gênero e articulações com agentes do mercado. A atividade reúne profissionais com diferentes experiências para analisar práticas e tendências que potencializam a circulação e o impacto das produções no cenário nacional e internacional.

PAINEL | “O cinema e a realidade aumentada: novas formas de imersão audiovisual” | (16 de Junho – 13h30 – 14h45) | Sala Vidro

O painel explora as possibilidades criativas e narrativas da realidade aumentada (AR) no campo do audiovisual. A partir de experiências práticas e pesquisas de linguagem, a conversa aborda como essas tecnologias têm sido incorporadas ao cinema e a outras formas de expressão audiovisual, ampliando as fronteiras da imersão e da participação do público. Serão debatidos também os desafios técnicos, o acesso às ferramentas e os impactos estéticos e conceituais da AR na produção contemporânea.

PAINEL | “O streaming e as novas plataformas no contexto do cenário audiovisual nacional” | (16 de Junho – 13h45 – 15h00) | Sala Claro MON

O painel discute o impacto do streaming e das novas plataformas digitais na produção, distribuição e consumo de audiovisual no Brasil. Serão abordadas questões como mudanças nos modelos de financiamento, curadoria algorítmica, transformações nos hábitos do público, e os desafios para o cinema independente diante da lógica das grandes plataformas. A conversa também explora possibilidades de atuação estratégica, construção de audiência e fortalecimento de alternativas que valorizem a diversidade e a produção local.

Conversas de Negócios | (16 de Junho – 14h00 – 16h00) | Sala de Vidro

Encontros entre realizadores e profissionais do mercado audiovisual. A cada sessão, um convidado compartilha sua experiência em aquisição, desenvolvimento ou distribuição (10 min), seguido por um bate-papo aberto com o público (10 min). Uma oportunidade direta para troca de ideias e aproximação com o mercado.
14h-14h30 — Gabriel Cohen | Globo
14h30-15h — Adrien Muselet | Paris Entretenimento
15h-15h30 — Ade Muri | Sambaqui Cultural
15h30-16h — Argel Medeiros | Olhar Filmes

Masterclass: “O papel dos festivais no alcance do cinema brasileiro” a trajetória de “Baby” com Marcelo Caetano | (16 de Junho – 15h00 – 16h15) | Sala de Vidro

PAINEL | “O processo de aquisição e os critérios da indústria” | (16 de Junho – 15h15 – 16h30) | Sala Claro MON

O painel discute o processo de aquisição de obras audiovisuais por distribuidoras, canais, plataformas e agentes de vendas, destacando os critérios que influenciam as decisões da indústria. A conversa aborda aspectos como posicionamento de mercado, potencial de público, originalidade, percurso em festivais, além de questões contratuais e estratégicas. Com a participação de profissionais do setor, o painel oferece uma visão prática e crítica sobre como os filmes são avaliados e selecionados para circulação nacional e internacional.

Pitching | (16 de Junho – 16h30 – 18h00) | Sala de Vidro
Como parte da programação do MECI (Mercado do Cinema Independente), serão realizadas sessões de pitching com 18 projetos brasileiros de longas e séries previamente selecionados. Cada projeto terá 7 minutos para apresentação e mais 7 para perguntas de consultores e executivos do mercado audiovisual.
As sessões acontecem ao longo de três dias, com diferentes trios de consultores a cada dia — profissionais de destaque em canais, distribuidoras, produtoras, festivais e plataformas. O objetivo é promover trocas estratégicas, apoiar o desenvolvimento e ampliar as oportunidades de financiamento, difusão e internacionalização de obras nacionais.

Happy Hour Campari | (16 de Junho – 18h00) | Sala de Vidro
O ponto de encontro do Mercado do Cinema Independente fora das mesas de discussão para trocar ideias, celebrar o cinema e fortalecer conexões.

DIA 17 de junho

PAINEL | “Bilheteria de produções nacionais: combatendo Hollywood” | (17 de Junho – 09h30 – 10h45) | Sala Claro MON
O painel discute os desafios enfrentados pelas produções nacionais na disputa por espaço nas salas de cinema. A conversa propõe refletir sobre estratégias para ampliar o alcance dos filmes brasileiros junto ao público, abordando temas como distribuição, promoção, formação de audiência, políticas públicas e modelos alternativos de exibição.

PAINEL | “Internacionalização de carreira no audiovisual” | (17 de Junho – 09h45 – 11h00) | Sala de Vidro

O painel aborda caminhos e estratégias para a internacionalização de profissionais do audiovisual brasileiro. A partir das trajetórias dos convidados, serão discutidos temas como circulação em festivais, atuação em coproduções internacionais, parcerias com players estrangeiros e construção de redes fora do país. A conversa também inclui desafios e oportunidades no processo de inserção no mercado global.

PAINEL | “Perspectivas para o futuro da distribuição de Cinema independente brasileiro” | (17 de Junho – 11h15 – 12h30) | Sala de Vidro

O painel debate os caminhos possíveis para a distribuição de cinema independente brasileiro diante dos desafios contemporâneos do mercado audiovisual, tanto no Brasil quanto no exterior. Com a presença de agentes atuantes na circulação de filmes autorais, a conversa aborda formatos híbridos de lançamento, estratégias de internacionalização, atuação em nichos de público, e o papel das distribuidoras na formação de repertório e sustentabilidade do setor.

PAINEL | “Film Commissions e o seu papel no desenvolvimento da indústria cinematográfica” | (17 de Junho – 11h00 – 12h15) | Sala Claro MON

O painel discute o papel das Film Commissions como agentes estratégicos para o fortalecimento da indústria audiovisual, atuando na articulação entre produções, territórios e políticas públicas. Com a presença da Embratur, também será debatido como a promoção de destinos brasileiros se conecta com o audiovisual, ampliando oportunidades de visibilidade e desenvolvimento para o setor.

PAINEL | Curadoria de festivais internacionais | (17 de Junho – 13h15 – 14h30) | Sala de Vidro

Três representantes dos mais relevantes festivais de cinema do mundo se reúnem para discutir critérios de seleção, diretrizes curatoriais, tendências e desafios na programação de mostras internacionais. A conversa também abordará estratégias para que produções brasileiras se destaquem no circuito internacional e estabeleçam conexões duradouras com os principais eventos do setor.

Conversas de Negócios | (17 de Junho – 14h00 – 16h00) | Vão Livre
Encontros entre realizadores e profissionais do mercado audiovisual. A cada sessão, um convidado compartilha sua experiência em aquisição, desenvolvimento ou distribuição (10 min), seguido por um bate-papo aberto com o público (10 min). Uma oportunidade direta para troca de ideias e aproximação com o mercado.
14h-14h30 — João Saldanha | Vitrine Filmes
14h30-15h — Camilla Lamha | Canal Brasil
15h-15h30 — Jefferson Pugsley | Imagem Filmes
15h30-16h — Ade Muri | Sambaqui Cultural
16h-16h30 — Vinicius Lobo | Globo

Estudo de Caso | “Da vida às telas: a produção da série Caravelle 114 para o Canal Brasil com recursos FSA” + ESTREIA 1º episódio | (17 de Junho – 14h30 – 16h00) | Sala Claro MON

A mesa apresenta um estudo de caso sobre a criação, produção e finalização da série Caravelle 114, realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e exibida pelo Canal Brasil. A conversa percorre o caminho da ideia original até a estreia, destacando aspectos criativos, operacionais e institucionais envolvidos no processo. A atividade inclui ainda a exibição do primeiro episódio da série, seguida de um bate-papo com a equipe criativa sobre os aprendizados, desafios e conquistas desse percurso.

PAINEL | “Conexão Brasil–África: Reimaginando Circuitos de Circulação Audiovisual” | (17 de Junho – 14h45 – 16h00) | Sala de Vidro

O que seria necessário para que filmes brasileiros alcançassem o público africano — e para que o cinema africano deixasse de ocupar as margens do circuito cultural no Brasil? Este painel propõe uma reflexão sobre os caminhos, interesses e assimetrias que moldam a circulação de filmes entre o Brasil e o continente africano. Ao evitar modelos já estabelecidos, o debate convida profissionais engajados em imaginar novas rotas para a difusão de obras do Sul Global — com criatividade, pensamento crítico e o desejo de construir alianças transnacionais de longo prazo.

Pitching | (17 de Junho – 16h15 – 17h45) | Sala de Vidro

Como parte da programação do MECI (Mercado do Cinema Independente), serão realizadas sessões de pitching com 18 projetos brasileiros de longas e séries previamente selecionados. Cada projeto terá 7 minutos para apresentação e mais 7 para perguntas de consultores e executivos do mercado audiovisual.
As sessões acontecem ao longo de três dias, com diferentes trios de consultores a cada dia — profissionais de destaque em canais, distribuidoras, produtoras, festivais e plataformas. O objetivo é promover trocas estratégicas, apoiar o desenvolvimento e ampliar as oportunidades de financiamento, difusão e internacionalização de obras nacionais.

Happy Hour Campari | (17 de Junho – 18h00) | Sala de Vidro

DIA 18 de junho

Pitching | (18 de Junho – 09h45 – 11h15) | Sala de Vidro
Como parte da programação do MECI (Mercado do Cinema Independente), serão realizadas sessões de pitching com 18 projetos brasileiros de longas e séries previamente selecionados. Cada projeto terá 7 minutos para apresentação e mais 7 para perguntas de consultores e executivos do mercado audiovisual.
As sessões acontecem ao longo de três dias, com diferentes trios de consultores a cada dia — profissionais de destaque em canais, distribuidoras, produtoras, festivais e plataformas. O objetivo é promover trocas estratégicas, apoiar o desenvolvimento e ampliar as oportunidades de financiamento, difusão e internacionalização de obras nacionais.

PAINEL | “Cinemas de diferentes portes e modelos de negócios” | (18 de Junho – 10h00 – 11h15) | Sala Claro MON
A discussão aborda os diferentes modelos de negócio, estratégias de programação, políticas de acesso ao público e os desafios enfrentados por exibidores de diferentes perfis. O encontro busca refletir sobre o papel da exibição na cadeia do audiovisual e sobre alternativas para manter a diversidade de espaços de cinema ativa e relevante no cenário atual.

Mesa de Discussão: “Estratégias de engajamento nas redes para a divulgação e promoção do cinema brasileiro” | (18 de Junho – 11h30 – 12h45) | Sala de Vidro
A mesa discute como o ambiente digital pode ser um aliado na promoção do cinema e do audiovisual brasileiro, especialmente em contextos de baixa verba e alta concorrência por atenção. A conversa propõe reflexões sobre construção de comunidade, posicionamento de marca, campanhas orgânicas e criativas, além de boas práticas no relacionamento com o público e influenciadores. Serão compartilhadas experiências de realizadores, distribuidoras e profissionais de comunicação que têm explorado estratégias alternativas para ampliar o alcance de seus filmes.

Mesa de Discussão: “O uso de dados na produção e promoção de projetos audiovisuais” | (18 de Junho – 11h30 – 12h45) | Sala Claro MON
A mesa propõe uma conversa sobre como dados podem ser utilizados de forma estratégica em diferentes etapas do ciclo audiovisual, da concepção à distribuição. Serão discutidos temas como análise de público, métricas de engajamento, algoritmos de recomendação, tendências de mercado e tomada de decisão orientada por dados. A partir de experiências práticas, os participantes compartilham ferramentas, desafios e possibilidades para fortalecer a performance e o alcance de projetos no cenário contemporâneo.

PAINEL | “Exibição Independente: Como Ampliar o Alcance do Cinema Brasileiro” | (18 de Junho – 13h30 – 14h45) | Sala de Vidro
A partir da experiência de exibidores, realizadores e produtores, a conversa aborda iniciativas como cineclubes, mostras itinerantes, plataformas digitais independentes e parcerias com espaços culturais. Serão debatidas formas de aproximação com o público, desafios de sustentabilidade e caminhos para consolidar redes de exibição comprometidas com a diversidade, a descentralização e o acesso ao cinema nacional.

Mesa de Discussão: “Audiovisual em Tramitação: Regulação do Streaming na Produção Nacional” | (18 de Junho – 13h45 – 15h00) | Sala Claro MON
A mesa propõe um debate sobre os Projetos de Lei em tramitação que visam regulamentar os serviços de streaming no Brasil. Serão discutidos os impactos dessas propostas na produção audiovisual nacional, com atenção especial à representatividade regional, às cotas de conteúdo e à distribuição de recursos. Participam do encontro profissionais engajadas nas discussões legislativas com o objetivo de refletir sobre os caminhos para uma regulação justa e inclusiva.

Convarsas de Negócios | (18 de Junho – 13h45 – 15h00) | Sala Claro MON
Encontros entre realizadores e profissionais do mercado audiovisual. A cada sessão, um convidado compartilha sua experiência em aquisição, desenvolvimento ou distribuição (10 min), seguido por um bate-papo aberto com o público (10 min). Uma oportunidade direta para troca de ideias e aproximação com o mercado.

14h-14h30 — Argel Medeiros | Olhar Filmes
14h30 – 15h — Fabio Mostof | Globo
15h-15h30 — Viviane Zangrossi | Gullane
15h30-16h — Luíza Troina | Maria Farinha
16h-16h30 — Vinicius Lobo | Globo

Masterclass “Transformando ideias em imagens: Como o diretor atua na criação de mundos” com Aly Muritiba | (18 de Junho – 15h15 – 16h45) | Sala Claro MON
A partir de sua trajetória no cinema, Aly Muritiba compartilha reflexões sobre o papel do diretor na construção de universos narrativos. Uma oportunidade de mergulhar no processo de transformar ideias abstratas em experiências cinematográficas concretas.

Mesa de Discussão: “Os percursos do curta ao primeiro longa metragem” | (18 de Junho – 15h15 – 16h30) | Sala Claro MON
A mesa propõe um diálogo sobre as transições entre o curta e o primeiro longa-metragem, abordando os desafios criativos, financeiros e estruturais enfrentados por realizadores nesse processo. A partir das experiências dos participantes, serão discutidas estratégias de desenvolvimento de projetos, construção de redes, participação em laboratórios, festivais e mercados, além das especificidades de linguagem e produção entre os dois formatos. A atividade busca refletir sobre caminhos possíveis para a consolidação de novas vozes no cinema brasileiro.

Happy Hour Campari | (18 de Junho – 16h45) | Sala de Vidro

Credenciais MECI

As credenciais para a primeira edição do Mercado do Cinema Independente estão à venda e disponíveis em três formatos, sendo possível participar apenas do MECI (R$197), apenas do Olhar de Cinema (R$147) ou dos dois eventos (R$297). Cada pacote traz benefícios diferentes visando um melhor aproveitamento. Confira:

– Credencial MECI (R$197): Acesso aos 3 dias de atividades do evento: masterclass, painéis, diálogos, pitchings, estudos de casos, entre outros; Acesso a confraternização diária do MECI; Garante o direito de submissão de um projeto às sessões de pitching, com inscrições até 13 de maio.

– Credencial MECI + Festival ( R$297): Acesso aos 3 dias de atividades do evento: masterclass, painéis, diálogos, pitchings, estudos de casos, entre outros; Acesso a confraternização diária do MECI; Garante o direito de submissão de um projeto às sessões de pitching, com inscrições até 13 de maio; Ingresso para filme e festa de abertura; Dois ingressos por dia, de 12 a 18 de junho; Ingresso para filme de encerramento e premiação. 20% de desconto na compra de produtos oficiais do festival; Os ingressos devem ser resgatados no app do Olhar de Cinema no dia da exibição do filme a partir das 10h.; Catálogo do festival.

– Credencial Festival (R$147): Ingresso para filme e festa de abertura; Dois ingressos por dia, de 12 a 18 de junho; Ingresso para filme de encerramento e premiação; 20% de desconto na compra de produtos oficiais do festival; Os ingressos devem ser resgatados no app do Olhar de Cinema no dia da exibição do filme a partir das 10h. Catálogo do festival.

“O cinema independente brasileiro vive um momento de efervescência criativa, com uma produção cada vez mais diversificada e de alta qualidade. No entanto, a falta de um espaço dedicado para a comercialização e a distribuição desses filmes representa um gargalo para o setor. O MECI entra justamente nesse âmbito proporcionando uma experiência imersiva, leve e potente para os participantes”, explica Antonio Gonçalves Junior.

Mais informações no site oficial www.meci.com.br e pelas redes sociais: Instagram – @meci.br. O 1º MECI – Mercado do Cinema Independente tem produção da Grafo Audiovisual com apoio institucional da SIAPAR – Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná e incentivo da PrFilm Comission, Cultura Paraná e Secretaria da Cultura do Estado do Paraná – Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
1º MECI – Mercado do Cinema Independente
Data: 16 a 18 de junho
Local: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal Hermes, 999 – Centro Cívico)

Site oficial: www.meci.com.br Confira a programação completa.
Credenciais: De R$147 a R$297 pelo site oficial

Rede Sociai: Instagram: www.instagram.com/Meci.br
Produção: Grafo Audiovisual
Apoio Institucional: SIAPAR – Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná

Incentivo: PrFilm Comission, Cultura Paraná e Secretaria da Cultura do Estado do Paraná – Governo do Estado do Paraná.