Educação antirracista é tema de debate em Curitiba

A educação antirracista é o tema central de uma conversa potente que reúne as vivências e pesquisas da educadora Jussara Santos. No dia 7 de agosto, a partir das 18h30, ela lança o livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, na Telaranha Livraria & Café, em Curitiba.

Jussara Santos. Crédito – Lucas Souza.

Doutora em Educação e especialista em relações étnico-raciais, Jussara discutirá no evento a importância do acolhimento, da representatividade e do enfrentamento ao racismo desde os primeiros anos de vida.
Publicado pela Papirus Editora, o livro é fruto das experiências da educadora, que compartilha reflexões profundas sobre a falta de colo a bebês e crianças negras, e ressalta como o afeto e a presença ativa dos adultos são fundamentais na construção de uma sociedade mais justa.

O evento é voltado a educadores, famílias e todos que desejam se aprofundar na luta antirracista. A autora convida o público a experimentar, por meio da troca de experiências, a potência transformadora do colo.

Serviço
Lançamento do livro “Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas”
• Data: 7 de agosto (quinta-feira)
• Horário: A partir das 18h30
• Local: Telaranha Livraria & Café
• Endereço: R. Ébano Pereira, 269 – Centro, Curitiba
• Entrada: Franca


Sinopse: Esse livro é fruto de escuta realizada durante os 20 anos em que a autora atuou na educação infantil. Pesquisas indicam que, historicamente, bebês negros ganharam e ganham menos colo e precisam ser mais independentes, uma vez que suas presenças são ostracizadas em instituições educacionais. A obra faz uma convocação para que o colo seja direito de bebês e crianças negros, migrantes, indígenas, brancos e traz possibilidades de caminhos, além de reflexões sobre a implementação da Lei n. 10.639/2003, que assevera o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Cenas reais do cotidiano e pedidos de mães negras compõem esse texto, que espera contribuir para a formação continuada de educadores de espaços formais e informais, mães, pais, familiares e pessoas comprometidas com a formação antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.