Cinema, arte e natureza: vai começar o Mata Atlântica EcoFestival 2025

Com exibições gratuitas de filmes de vários países, mostra fotográfica, festival de música instrumental e programação artística em meio à natureza, o Mata Atlântica EcoFestival 2025 chega à sua quarta edição consolidado como o maior festival de cinema, arte e esportes de aventura do sul do Brasil. O evento acontece de 14 a 28 de agosto, em cidades que integram o Bioma da Mata Atlântica, no Paraná — incluindo Curitiba, Antonina, Campo Largo, São Luiz do Purunã, Araucária, Quatro Barras, entre outras.

Cinema ao ar livre, títulos internacionais e espaços emblemáticos
Um dos pilares centrais do festival, o cinema ganha força em 2025 com a quarta edição do Festival de Cinema de Aventura, Vida ao Ar Livre e Natureza. Foram mais de 1.200 filmes inscritos por produtores de 70 países, com destaque para o Brasil (271 títulos), Índia (98), Irã (94), Itália (56) e França (49). Ao todo, cerca de 30 filmes laureados serão exibidos gratuitamente.

Crédito – Rodrigo Félix.

As sessões ocorrerão em espaços icônicos como o Coreto do Passeio Público (de 14 a 28/08), a Cinemateca de Curitiba (19 e 21/08), e, pela primeira vez, no terraço do Cine Passeio (20/08). Também haverá uma sessão ao ar livre no Parque das Águas, em Pinhais (23/08), e sessões extras no Cine Guarani (30 e 31/08). A curadoria considera a qualidade técnica e artística dos filmes, a sua relevância temática e também o potencial de interesse do público.

Arte em meio à natureza: música, fotografia e economia criativa

A grande novidade desta edição é a Mostra Cultural, que reúne um festival de bandas instrumentais autorais e uma exposição com obras de quatro fotógrafos profissionais. A abertura acontece em Curitiba no dia 14/08, e segue para o Campo das Artes, em São Luiz do Purunã, nos dias 16 e 17 de agosto.

Crédito – Rodrigo Félix.

O Campo das Artes — residência artística do ator Luis Melo — está inserido na Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana e receberá também uma feira de produtores regionais, intervenções artísticas, literatura, moda, gastronomia e ações de economia criativa. Em 2024, mais de 2 mil pessoas passaram por lá durante o fim de semana. Outro destaque da programação cultural é o Encontro de Fotografia do Mata, que acontece no Cine Passeio no dia 26 de agosto, com entrada gratuita e presença de três fotógrafos convidados.

Uma celebração à vida ao ar livre
Combinando aventura, cinema, arte conscientização ambiental, o EcoFestival propõe a reconexão com a natureza como caminho para o bem-estar físico e mental. “O que propomos todos os anos é aumentar o tempo ao ar livre, diminuir as horas de telas, melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades e, por consequência, garantir uma sensibilização às pautas ambientais”, explica Aristides Athayde, um dos organizadores.

Além das artes, o festival oferece uma intensa programação de esportes de aventura. Estão confirmados o 6º Encontro Brasileiro de Kayak Extremo (Rio Cachoeira, Antonina) e a Regata Festival do Espaço Vela e Voo, no lago Passaúna, com passagem por Curitiba, Araucária e Campo Largo. Para o público geral, há caminhadas, trilhas, rapel, banho de floresta, pilates ao ar livre, entre outras atividades.

Cultura e negócios: o empreendedorismo também tem vez
O festival também abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e economia ao ar livre. No dia 27 de agosto, acontece o Encontro de Empreendedorismo Outdoor, no Memorial Paranista, em Curitiba. Com entrada livre, o painel contará com nomes como o professor Carlos Duarte (idealizador da Volta à Ilha, maior corrida de revezamento da América Latina) e a chef Gabriela Vilar de Carvalho, do Quintana Gastronomia.
Esporte e transformação social

O festival acredita no esporte como ferramenta de inclusão. Em Pinhais, será promovida uma tarde de atividades esportivas não convencionais para crianças de escolas municipais, dentro do projeto Aventuras Urbanas — em sua quarta edição consecutiva.

Sobre o Festival
Inspirado em eventos internacionais, o Mata Atlântica EcoFestival nasceu com o propósito de estimular a valorização da natureza e da cultura nos territórios da Mata Atlântica. Ao longo das três primeiras edições, já mobilizou mais de 10 mil participantes presenciais e impactou mais de 1,6 milhão de pessoas com sua comunicação multiplataforma.
“O objetivo é impulsionar o turismo de aventura, as manifestações artísticas e conscientizar sobre o papel de cada indivíduo na preservação ambiental, que é tão urgente e necessário”, reforça Aristides.

Mata Atlântica EcoFestival
Data: 14 a 28 de agosto
Local: Litoral, Serra do Mar, Grande Curitiba e Campos Gerais
Inscrições: Muitas das programações são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo Linktree do Instagram: @mataatlanticaecofestival