Livro de bolso traz poemas sobre a capital paranaense
O autor Maxx Moreira Matoso se prepara para lançar o seu livro “Beijos, Curitiba”, uma coletânea de poesias autorais que explora variadas experiências amorosas em emblemáticos pontos urbanos da capital paranaense. Com uma abordagem intimista, a obra busca cativar o público leitor, em especial jovens adultos, principalmente periféricos, para uma experiência literária que ressoa sobre suas próprias vivências e anseios amorosos. Por meio de elementos identificáveis da paisagem urbana da cidade, Matoso oferece uma conexão entre os leitores e as narrativas, incentivando-os a se envolverem emocionalmente com as vivências amorosas, englobando relações de amizade, romances apaixonados e sentimentos ligados a experiências afetivas.

Crédito – Divulgação.
“Adotamos o formato de bolso para promover uma leitura sensível e fluida, levando o livro para o cotidiano do público jovem que transita por Curitiba, facilitando a distribuição da obra e sua circulação por diferentes leitores”, explica Moreira, que tem o objetivo de estimular a cultura literária na capital paranaense. Maxx é graduado em museologia na EMBAP – Unespar (Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Universidade Estadual do Paraná) e é um dos principais disseminadores da poesia, por meio de oficinas artístico-poéticas que aplicou na CAIXA Cultural Curitiba.
O lançamento de “Beijos, Curitiba” do curitibano Maxx Moreira Matoso ocorreu no dia 23 de agosto, na Livraria da unidade Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro). “Beijos, Curitiba” é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Mais informações pela rede social oficial no instagram: @pralemvida.
Distribuição gratuita e oficinas de literatura
Um percentual de unidades de “Beijos, Curitiba – Poemas Curitibanos” será distribuído gratuitamente nos principais tubos de ônibus de Curitiba, especialmente os que contam com a “Tuboteca”. A obra ainda será distribuída no Bondinho da Leitura (Rua XV) e nos Faróis do Saber.
O autor Maxx Moreira Matos ainda promoverá oficinas de produção literária junto à população periférica de jovens-adultos, voltadas a cidadãos em situação de vulnerabilidade social. As oficinas têm o objetivo de estimular o público a vivenciar e produzir poesia, de acordo com suas experiências em Curitiba, por meio de uma cartilha elaborada pelo ministrante. Haverá também rodas de leitura de “Beijos, Curitiba” voltadas ao público surdo, acompanhadas por intérprete de LIBRAS.
Sobre o autor: Maxx Moreira Matoso (ou M3), é um autor de poesia nascido e criado em Curitiba. Além de Poeta, Matoso também é Museólogo e Educomunicador por profissão; umbandista por fé; periférico e pardo por nascimento. Facetas que aparecem em sua produção literária. Após ter participado de algumas antologias poéticas, lança sua primeira obra totalmente autoral – BEIJOS, CURITIBA – por meio da Fundação Cultural de Curitiba.
Ficha técnica:
“Beijos, Curitiba – Poemas Curitibanos” (Ano 2025, 98 páginas)
Valor: R$30,00 (R$24,00 no lançamento)
Sinopse: A obra é feita para pessoas que vivem (e querem viver) o amor, ou melhor, os amores. Afinal, existem vários tipos! Há amores amigos, amores breves, amores familiares, amores práticos e amores teóricos, amores bons e doces… Outros nem tanto. Viver amores é bom, mas, ainda melhor é viver esses amores na cidade de Curitiba, com seus pontos icônicos e tão belos: caminhar de mãos dadas na Rua XV, deitar no gramado dos parques, brindar com amigos no Largo da Ordem, beijar sob o céu tão azul do centro ou do Jardim das Américas, todos os bairros são nossa capital. E a melhor forma de viver a cidade conjuntamente com os amores, é pela poesia! Este livro foi escrito por um autor curitibano, para leitores que querem vivenciar, por meio da poesia, a nossa Curitiba.
