Exposição “Véus da Minha Mata” chega à Casa da Cultura de Campo Largo em outubro

A partir de 4 de outubro, a exposição “Véus da Minha Mata”, da artista visual Venilda Bernard, chega à Casa da Cultura de Campo Largo, Regão Metropolitana de Curitiba. A mostra fica em cartaz até 30 de outubro reunindo 15 obras autorais que exploram a riqueza da Mata Atlântica localizada aos pés do Morro do Cal, em Campo Largo.

Venilda Bernard

Venilda Bernard. Crédito – Divulgação.

A abertura oficial da exposição, a vernissage, ocorre no sábado, 4 de outubro, das 14h30 às 17h30, e contará com a presença da artista e convidados. Após a abertura, a Casa da Cultura recebe o público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, a visitação acontece das 13h às 17h, mediante acompanhamento de um colaborador disponibilizado pela artista.

“Véus da Minha Mata” é fruto de uma profunda imersão da artista em seu entorno natural, dentro de sua própria chácara, que preserva cerca de cinco alqueires de Mata Atlântica. Venilda Bernard estudou minuciosamente elementos do microcosmo local — linques, musgos, folhas, troncos e águas correntes — para criar uma paleta de cores e texturas que traduzem a vida e os detalhes da mata.

Com uma linguagem que mistura abstrato lírico, Venilda utiliza uma técnica autoral chamada “espato líquido”, criando obras de diferentes dimensões — pequenas, médias e grandes — que convidam o espectador a explorar camadas de cores, formas e sensações. Toda a coleção estará à venda, permitindo que o público leve para casa um pedaço da natureza transformada em arte.

Segundo a curadoria de Valéria Ross, a exposição é um convite para desacelerar, olhar com atenção o invisível e refletir sobre a conexão entre arte e natureza. “A natureza contida na chácara de Venilda não é apenas a origem de seus trabalhos, mas também o propósito da sua arte. Cada obra revela um véu que esconde o invisível e nos desafia a trilhar nosso próprio caminho de descoberta”, afirma a curadora.

Para mais informações sobre a artista e suas obras:
Instagram: @venildabernardart
Site: www.venildabernard.com.br

*Serviço: Exposição: Véus da Minha Mata – Venilda Bernard
Data de abertura: Sábado, 4 de outubro, das 14h30 às 17h30
Período: 4 a 30 de outubro
Local: Casa da Cultura de Campo Largo
Visitação: Segunda a sexta, das 8h30 às 17h / Sábados, das 13h às 17h
Endereço ateliê da artista: Rua do Ribeirão, sem número, Felpudo, Campo Largo – aos pés do Morro do Cal*

Sobre a artista
Venilda Bernard é artista visual e designer de produto, nascida em Curitiba, com trajetória iniciada em 1996. Mantém o Ateliê Recanto Vida Verde, aos pés do Morro do Cal, em Campo Largo, onde cria suas obras e promove workshops de pintura e vivências artísticas. Sua principal linguagem é a técnica autoral Spatulique, que une fluidez, movimento e força da espátula, resultando em composições únicas que transitam entre o abstrato e o impressionismo, sempre inspiradas na natureza e em sua conexão espiritual com o ato criativo.