Festival Tutano consolida Curitiba como palco da gastronomia brasileira e confirma edição 2026
Curitiba reafirmou sua posição no mapa da gastronomia brasileira com a realização do Festival Tutano 2025, que movimentou o Museu Oscar Niemeyer durante três dias de programação intensa (27 a 29 de setembro). Foram 70 expositores na feira gastronômica, 38 aulas-show sobre alimentos e bebidas e 60 palestrantes entre chefs, baristas, produtores e empresários do setor.
A agenda também integrou cultura e turismo, com 10 atrações musicais locais e uma expedição ao Litoral do Paraná, realizada em parceria com o Sebrae, conectando gastronomia, turismo e cultura regional. Além disso, entre os destaques desta edição, o inédito Banquete Tutano reuniu seis chefs de renome nacional em um jantar colaborativo de seis tempos para celebrar a união de diferentes estilos e narrativas culinárias.

Rubens Catarino no Banquete Tutano. Crédito – Divulgação.
O festival também se consolidou como espaço de negócios e soluções para o setor. No hub de serviços, empresas como Voa Delivery, FreelaCerto, Acom Sistemas e Compagás apresentaram ferramentas e tecnologias voltadas para apoiar empreendedores e profissionais da cadeia gastronômica.
Conexão que vai além do festival

Crédito – Divulgação.
Mais do que um evento, o Festival Tutano se estabelece como um ecossistema ativo. Ao longo do ano, a organização mantém uma comunidade no WhatsApp, que conecta centenas de profissionais em rede de troca de informações, experiências e oportunidades de negócio. É também nesse período que acontece a curadoria dos produtores, palestrantes, restaurantes e marcas que irão compor a próxima edição.
Com o sucesso deste ano, o Festival Tutano confirma sua 7ª edição em 2026, prometendo ampliar ainda mais o espaço de encontro, inovação e celebração da gastronomia no Brasil. “A Tutano nasceu para ser um ponto de conexão entre profissionais, produtores e apaixonados por gastronomia. Este ano conseguimos reforçar esse papel e já estamos preparando uma edição ainda mais especial para o próximo ano”, afirma Beto Madalosso, sócio fundador do festival.
Para mais informações, acesse @tutanogastronomia no Instagram.