Maratona Internacional do Paraná é lançada oficialmente em Curitiba

Mais do que uma competição, a Maratona Internacional do Paraná será um encontro entre esporte, turismo e emoção, conectando pessoas em um dos cenários mais simbólicos do litoral paranaense: a nova Ponte de Guaratuba. Lançada oficialmente na quarta-feira (22), em Curitiba, com a presença de autoridades, organizadores e corredores, a prova, que conta com apoio institucional do Governo do Paraná, será realizada em dois dias, com percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km divididos entre sábado e domingo. A competição está confirmada para o mês de abril de 2026, mas as datas oficiais serão definidas nas próximas semanas, levando em conta a data oficial de entrega das obras da ponte. Outra novidade foi o anúncio de mais de 300 mil reais em premiações, com destaque para os campeões da maratona, que levarão 50 mil reais cada, além de um bônus para o primeiro brasileiro(a) de 10 mil reais.

Crédito – Divulgação.

A Maratona Internacional do Paraná nasce para celebrar um marco histórico da infraestrutura do Estado, unindo o desafio esportivo à valorização turística e cultural da região. A expectativa é que o evento atraia milhares de corredores e visitantes, consolidando o litoral paranaense como destino de experiências esportivas e de bem-estar. Segundo Marcos Pinheiro, diretor da Sportion e diretor técnico da prova, o desafio de realizar uma competição dessa magnitude vai muito além do desempenho físico, mas é também uma oportunidade de celebrar o orgulho de ser paranaense. “É uma honra enorme unir forças para entregar uma experiência única aos atletas e celebrar o orgulho paranaense. Essa maratona é um convite para que o público viva, de forma simbólica e concreta, a realização de um sonho: correr sobre a ponte mais esperada do Paraná”, destaca.

De acordo com Pinheiro, a maratona será estruturada para oferecer aos participantes uma verdadeira imersão no litoral paranaense, com dois dias de programação esportiva, ações culturais e estrutura completa para o público. “A prova será um dos grandes eventos do calendário estadual, fortalecendo a imagem do Paraná como destino de turismo esportivo e sustentável”, explica.

Crédito – Divulgação.

O secretário de Esporte do Paraná, Hélio Wirbiski, destacou que a realização da maratona está inserida no contexto da Operação Verão, o maior programa de fomento ao turismo e às atividades esportivas do Estado. “A Ponte de Guaratuba talvez seja hoje a obra mais representativa do Paraná. A Maratona Internacional vai fechar com chave de ouro a temporada do nosso verão, reunindo esporte, turismo e desenvolvimento. É um evento que traduz a nova fase do litoral paranaense”, ressaltou Wirbiski, destacando que a iniciativa reforça o potencial do esporte como vetor de desenvolvimento regional, gerando impacto positivo em diversas áreas, desde o turismo e a hotelaria até o comércio e a mobilidade.

Para o secretário de Esporte de Guaratuba, Fábio Bilek, que também é maratonista, a prova terá um significado especial. “O esporte é um grande fomentador do turismo, e essa maratona vai movimentar milhares de pessoas, beneficiando toda a economia local. Esperamos há 40 anos por essa ponte, e agora teremos a chance de inaugurá-la correndo sobre ela. Para mim, como maratonista, é um sonho que se torna realidade”, revelou.

“Com expectativa de reunir atletas profissionais e amadores de diferentes países, a Maratona Internacional do Paraná será muito mais do que uma corrida: um evento de celebração, superação e orgulho paranaense, conectando cidades, pessoas e histórias sobre a ponte que simboliza o futuro do Estado”, complementou Marcos Pinheiro.

Todos os detalhes sobre a Maratona Internacional do Paraná, que está agendada para abril de 2026, serão anunciados nas próximas semanas, com detalhes sobre datas, descrição das provas e processo de inscrição. Para mais informações, acompanhe o perfil oficial da prova no Instagram: @maratonainternacionalpr.