Musical infantil gratuito aborda educação financeira e empreendedorismo
Com a missão de ensinar para as crianças, de forma leve e divertida, que o dinheiro não nasce em árvore e que é possível empreender, poupar e realizar sonhos, a peça De Onde Vem o Dinheiro? ganha uma nova montagem e chega, pela primeira vez, em Curitiba, nos dias 07 e 08 de novembro, às 15h, no Teatro da Vila. As apresentações são gratuitas e devem ter os ingressos retirados antecipadamente pelo Sympla.

Crédito – Moisés Pasianotto.
Além de Curitiba o musical já passou por Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Sabará (MG), Juiz de Fora (MG) e ainda será encenado em São Francisco do Sul (SC), Salvador (BA) e Piracicaba (SP). O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A direção artística é de Leandro Mariz e o elenco traz Aurélio Lima, Inês Munhoz e Titzi Oliveira.
A realização é do Instituto Arte e Cultura Para Todos, e conta com a produção da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.
Na história, conhecemos Tina e Antônio, dois melhores amigos de 8 anos que vivem separados por muitos quilômetros, mas unidos pela saudade e pela vontade de se reencontrar. Quando Tininha pede à mãe para visitar o amigo, descobre que a viagem custa dinheiro, e que esse tal de dinheiro tem um caminho até chegar nas nossas mãos.
É então que começa a brincadeira! Inspirada pelos jogos digitais que os dois personagens adoram, Marta, a mãe de Tina, cria um “game da vida real”, transformando a sala de casa em um cenário mágico. Entra em cena a Rainha Dim-Dim (sua própria versão gamificada) e propõe desafios cheios de música, perguntas e fases. Tudo para ensinar, de forma divertida, sobre poupança, esforço, planejamento e educação financeira.

Crédito – Moisés Pasianotto.
O que parece sonho vira aprendizado e o aprendizado vira conquista. Ao final, Tininha percebe que aprender a lidar com o dinheiro também é uma forma de crescer. De Onde Vem o Dinheiro? é um espetáculo que ensina sem ser didático, diverte sem subestimar a inteligência da criança e faz do teatro um espaço vivo para aprender sobre economia, amizade, família e respeito.
Sinopse
A peça conta a história de Tina, que mora na beira do mar, e Tom Tom, que recentemente se mudou para as montanhas. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de ônibus é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game inventado pela sua mãe, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas.
Este espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Texto Original de Renata Mizrahi
Quando me veio ao desafio através dos produtores da peça de escrever De Onde Vem O Dinheiro? Já com alguns elementos que deveria integrar a história, como o game e o universo mágico, logo pensei que se a gente distanciar a peça para um reino mágico, não causaríamos identificação, pois, apesar de ser fascinante, um reino não realista, é inalcançável para as crianças do dia a dia. Então construí uma história que une “magia” e realidade, que é vivida na sala de sua casa. Uma criança que mora em uma cidade de praia vê seu melhor amigo se mudar para um lugar distante, nas montanhas. Ela quer viajar para vê-lo, mas a passagem está muito alta, então ela vai ter que esperar. Sua mãe, então, inventa um “game caseiro, onde faz a filha acreditar que está em um universo mágico. A cada fase, Tininha compreende mais sobre de onde vem o dinheiro e a importância de saber lidar com ele. Como autora, tenho a preocupação de fazer uma história alcançar crianças e seus pais. Através de um micro universo, falamos de um tema universal e necessário. Afinal, qual a família que não quer dar consciência financeira aos seus filhos de uma forma lúdica, teatral e musical? EVOEH!
Direção de Leandro Mariz
Dirigir este espetáculo, foi uma oportunidade de conectar arte e educação de forma acessível para todos. Acredito na força do lúdico como ferramenta de aprendizado, especialmente quando falamos com crianças. Nunca devemos subestimar a inteligência delas — pelo contrário, quero convidá-las a refletir, de forma divertida, sobre temas que parecem complexos, como economia, consumo consciente e sustentabilidade. Houve um cuidado especial com a dinâmica da encenação, buscando dialogar com o universo dos games e da cultura pop para criar uma identificação imediata com o público infantil. A imaginação e a criatividade são o motor desse espetáculo. Queremos que cada criança se sinta desafiada, acolhida e que estejam dentro desta aventura. Tratar de educação financeira com afeto, música e fantasia é uma maneira potente de transformar conhecimento em experiência. O objetivo é que elas saiam do teatro não apenas entretidas, mas também tocadas por ideias que podem levar para a vida toda.
Trilha Sonora Original de Carlos Careqa
Música é a combinação de melodias, ritmos, palavras, instrumentos, sensibilidade entre outras coisas! Não sabemos ao certo de onde ela vem! Mas sabemos que todos temos a música dentro da gente! Fazer a trilha desta peça foi como buscar respostas para tudo isto! O dinheiro apenas representa uma forma de trocar!
Concepção Cenográfica e de Figurinos: Paula De Paoli
A cenografia viajante e portátil, que percorrerá algumas cidades do país em malas, foi um desafio técnico. A ação dos objetos/ tablets, construídos em escala ampliada foi pensada a partir de elementos cênicos que se montem, desmontem e desabrochem em cena pela própria ação dos atores.
Os figurinos ‘’adolescentes’’ adotam um caráter contemporâneo, não deixando de lado o lúdico, trazendo referências outras que não sejam observadas no cotidiano, capturadas do universo do skate e do jogo, trazendo o grafismo do quadriculado dentro da concepção estética e a divergência do contemporâneo. Destaco também a transformação do personagem mãe em Rainha Dim-Dim, que descobre a arte dentro de sua própria casa, com objetos do dia a dia, incorporados na confecção dos adereços.
Serviço
De Onde Vem o Dinheiro? Em Curitiba
Teatro: Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)
Horários: 15h
Ingressos: Gratuito (Sympla https://share.google/MhMhdLGmQH2mRRIML )
Gênero: Teatro Infantil
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Acessibilidade: Intérprete de Libras, Programa em Braile e Acessibilidade para Pessoas com Mobilidade Reduzida
