A menina, a mulher e a anciã: Ana Paula da Silva e Clariô Silva trazem celebração feminina para o Teatro Paiol
O palco do Teatro Paiol, em Curitiba, será o cenário para um encontro musical emocionante e profundo no dia 19 de novembro. As aclamadas artistas Ana Paula da Silva e Clariô Silva apresentam o espetáculo “A Menina, a Mulher e a Anciã”, uma celebração rica e sensível da relação entre mãe e filha, onde a música se manifesta como um território potente de união, transmissão e criação. O show será realizado às 20h e os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla (veja abaixo).

Ana Paula da Silva e Clariô Silva. Crédito – Gus Benke.
Este projeto singular explora as múltiplas facetas do feminino, revelando sua beleza intrínseca e também os silenciamentos que perpassam a experiência da mulher. Por meio de uma cuidadosa teia de vozes, percussões e violão, Ana Paula da Silva, uma cantora e compositora com quase 30 anos de uma trajetória premiada, e Clariô Silva, que vem despontando com notável força e personalidade no cenário musical, convidam o público a uma jornada introspectiva e coletiva.
A colaboração artística entre mãe e filha é um dos pilares deste espetáculo. Ana Paula da Silva, cuja carreira é marcada por prêmios e uma produção autoral vasta, compartilha o palco com Clariô, que desde a infância esteve envolvida em sua jornada musical. “Cantar com a Clariô neste projeto é um dos pequenos sonhos que se concretiza. Desde que ela era pequena, a música sempre nos uniu, e vê-la hoje no palco, com sua própria voz e identidade, dando vida a essas canções que celebram o feminino, é um dos momentos mais significativos da minha carreira”, completa Ana.
A narrativa musical se desdobra em três atos simbólicos, poeticamente explorados por meio de canções e interpretações:
● A Menina: representada em canções que evocam a delicadeza, as brincadeiras, a segurança e o amor que marcam essa fase da vida.
● A Mulher: revelada na figura da mãe e na passagem ritualística da moça para a mulher, guiada pelas águas de Oxum, que abrem e abençoam caminhos.
● A Anciã: o arquétipo que conclui o percurso, com canções que reverenciam as lavadeiras e as forças da natureza, em comunhão com o feminino, trazendo proteção, sabedoria, afeto e perseverança.
“A Menina, a Mulher e a Anciã” é um verdadeiro manifesto em música e poesia, que instiga o público a sentir, compartilhar e reconhecer a profundidade da experiência feminina em sua plenitude e inteireza. É uma tapeçaria tecida entre afeto e coragem, onde a arte se prova um ato de sobrevivência e celebração.
Sobre Clariô Silva Clara Corrêa da Silva, artisticamente conhecida como Clariô Silva, é uma talentosa cantora, compositora, instrumentista e produtora musical, atualmente graduanda em música na UFPR. Sua musicalidade é fundamentada no violão e na percussão. Desde a infância, Clariô tem se envolvido em gravações de discos e DVDs, como o premiado “Raiz Forte” e o DVD “Canto da Cigarra”, ambos de Ana Paula da Silva, o que moldou sua própria jornada artística.
Desde 2019, Clariô participa ativamente de oficinas de criação musical e de diversos shows, incluindo o duo “A Menina, a Mulher e a Anciã” com sua mãe, Ana Paula, projeto que já realizou turnês no Brasil e na Argentina e terá lançamento de álbum e circulação por meio do PNAB em 2025. Ela também leva adiante outros projetos como “Florescer” e “Elis em Montreux”, e participa da circulação do Sonora Brasil pelo SESC e da Orquestra do Grupo de MPB da UFPR. Sua trajetória inclui participações em festivais renomados, consolidando-a como uma artista versátil e em constante evolução.
Sobre Ana paula da Silva
Ana Paula da Silva é uma figura proeminente da música brasileira: cantora, compositora, instrumentista, produtora cultural e pesquisadora. Com quase três décadas de carreira, ela lançou e produziu sete álbuns, um DVD e um Songbook, sempre comprometida com a produção autoral e independente. Mestra em Música pela UDESC, sua jornada artística é profundamente entrelaçada com a maternidade e a música, influenciando e sendo influenciada pela presença da filha, Clariô Silva.
Sua carreira é repleta de marcos, como ser a primeira cantora brasileira a excursionar pela Europa com Joe Zawinul (2006) e a primeira cantautora catarinense a ter um projeto autoral aprovado no edital Caixa Cultural (2014). Premiada com o Prêmio da Música Brasileira (2017) e o Prêmio Grão de Música (2017), e mais recentemente como Melhor Cantora e Autora no Prêmio Profissionais da Música (2023 e 2025), Ana Paula também foi convidada de Rolando Boldrin e cantou com a Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro. Sua carreira também ganha destaque no exterior, onde completou 20 anos de turnês, gravações e prêmios em 2024. Atualmente, ela circula o Brasil com o Sonora Brasil, por meio do show “Ana Paula da Silva e Seu Risca”, projeto que nasceu de seu livro “Alma na Voz e Mãos no Tambor”, e segue com o lançamento do oitavo álbum e shows do projeto A Menina, a Mulher e a Anciã onde assina a direção musical, produção e arranjos.
Serviço
● O quê: show “A Menina, a Mulher e a Anciã” com Ana Paula da Silva e Clariô Silva
● Quando: 19 de novembro de 2024, às 20h
● Onde: Teatro Paiol (Curitiba)
● Ingressos: R$60 (inteira) e R$40 (ingresso solidário, com 1 kg de alimento)
● Venda antecipada por meio do Sympla
Assista aqui ao clipe: Ana Paula da Silva e Clariô Silva • Luz Divina • CLIPE
