Terceira Mostra Eu Mais Velha abre inscrições para produções de audiovisual de todo o Brasil
Estão abertas as inscrições para a Terceira Mostra Eu Mais Velha, que será realizada nas cidades de Curitiba, Piraquara e Guaraqueçaba, no Paraná, entre os meses de janeiro e março de 2026. Podem se inscrever projetos de documentários, ficção, videoclipes e outras expressões do audiovisual e que tenham como conceito e temática, a preservação da cultura de saberes ancestrais.

Crédito – Divulgação.
A mostra, que já foi realizada em anos anteriores na cidade de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, chega ao Paraná com a organização das pesquisadoras e curadoras Bi Sevciuc e Lais Araújo, e da antropóloga Mariana Diniz. O propósito da organização é estimular a elaboração cultural que preserve e divulgue a produção audiovisual de mulheres, com protagonismo das mulheres guardiãs de saberes ancestrais e da biodiversidade e pertencentes a comunidades tradicionais.
Bi Sevciuc conta, que a ideia da mostra teve origem em 2021, com a publicação do livro “Eu mais velha – cura, fé e ancestralidade”, de sua autoria e de Laís Araújo, sobre saberes tradicionais de curandeiras, benzedeiras, parteiras e raizeiras do litoral do Paraná, detentoras de conhecimentos sobre processos de cura. “Depois desta pesquisa, a mostra se iniciou como uma expansão de ações socioeducacionais de preservação da memória e valorização de líderes comunitárias”, conta. “Tínhamos o desejo de realizar produções audiovisuais sobre elas e a mostra vem como uma janela de amplificação de vozes”, completa.
Na mesma época, se reuniram com antropóloga Mariana Diniz e enquanto se aprofundavam na temática da ancestralidade, produziram um filme sobre a história de Dona Adélia Cunha, matriarca do Jongo, uma das manifestações afro-brasileiras da região Sudeste do Brasil, que mistura percussão de tambores, canto e dança.
Depois, contempladas por um edital cultural, realizaram em São José dos Campos a primeira mostra, com intuito de trazer o cuidado matriarcal para o centro da discussão. “Decidimos trazer este cuidado para as perspectivas atuais, para a definição dos próximos passos da sociedade e também, para as nossas escolhas pessoais”, conta Laís. “Nesse projeto, nós mostramos como as mulheres têm esse papel histórico de resistência e cuidado, que criam condições para a preservação da vida”.

Crédito – Divulgação.
Já para Mariana, a mostra também traz para debate, a relação da sociedade com as pessoas mais velhas. “A gente faz poucas homenagem e reverência aos mais velhos e esse projeto mostra a importância dessas pessoas para a preservação de uma cultura popular e ancestral de conhecimentos que vão desde costumes culturais, a curas com ervas, por exemplo”, comenta.
Além disso, Mariana destaca que já existem muitas produções com a temática da ancestralidade no país e por isso, o sucesso da mostra vem de encontro com o um interesse em comum desses registros contemporâneos. “Tem muita gente no Brasil produzindo produtos audiovisuais, filmes, documentários, videoclipes, homenagens audiovisuais às mulheres mais velhas”, diz. “Recebemos filmes não só de comunidades tradicionais, mas também de mulheres da terra, que estão em territórios. Por isso existe uma potência nesse projeto e desde a primeira edição, ele tem sido um sucesso”, completa.

Crédito – Divulgação.
Ainda, além da mostra, serão realizadas oficinas e rodas de conversas com realizadores, artistas, protagonistas e produtores numa agenda que começa no dia 26 de fevereiro na aldeia Ywy Dju, Território Sagrado de Piraquara, em Piraquara e se estende para o Sesc Paço da Liberdade e a Cinemateca de Curitiba, sendo a mostra finalizada em 07 de março, na cidade de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.
A divulgação dos resultados do chamamento será feita via redes sociais da Mostra Eu Mais Velha, no dia 10 de janeiro e os participantes devem checar seus emails para maiores informações. Vale lembrar que esse projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço:
Inscrições Terceira Mostra Eu Mais Velha de Audiovisual
Data: de 17 de novembro a 07 de dezembro.
Link redes sociais: https://www.instagram.com/mostraeumaisvelha/
https://www.instagram.com/eumaisvelha/
Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdZB_PUIiglQnQdJxFIv97uvUIWDCMDiE4jkDA75p1SoRLHw/viewform
