Projeto CUCA leva literatura, arte e imaginação para crianças em em novembro e dezembro
O Projeto CUCA – Clube de Pequenos Leitores da Colorida entra em sua fase mais vibrante com uma programação especial que ocupa diferentes espaços de Curitiba entre novembro e dezembro. A iniciativa, dedicada a crianças de 6 a 11 anos, promove uma jornada literária que une leitura, experiências artísticas, convivência e escuta sensível, com a democratização da cultura na infância. Os encontros reúnem duas turmas em atividades semanais mediadas por educadoras e artistas, sempre vinculadas ao universo da literatura infantil brasileira e à construção de repertório afetivo e imaginário.
No dia 29 de novembro, o CUCA chega ao Setor Infantil da Biblioteca Pública do Paraná com uma manhã aberta ao público, reunindo contação de histórias e entrega dos kits Pequenos Leitores da Cuca. O destaque do encontro é o espetáculo “Bartira, a Borboleta Distraída”, criação da artista Ciliane Vendruscolo e do músico Nando Porto, que mescla teatro e narração em uma aventura inspirada em Dalton Trevisan. Na história, Bartira se vê perdida no noturno, um universo de sombras e sussurros que contrasta com o ambiente ensolarado ao qual está acostumada. É ali que encontra um morcego, personagem inicialmente temido, mas que se transforma em guia e amigo em uma jornada que evidencia que a curiosidade pode ser mais forte do que o medo. A apresentação, de caráter interativo, convida o público a participar da narrativa e um olhar sensível sobre as diferenças.
O encerramento do projeto acontece no dia 6 de dezembro, no Parque Vista Alegre, com uma experiência criada pela Colorida em parceria com a Cia Tagarelices, grupo teatral curitibano. A proposta traz um caça tesouros encenado, onde as famílias são convidadas a se aventurar pela natureza e descobrir autenticidade e criatividade em uma jornada guiada pela personagem – Tempo, que incentiva os participantes a refletirem sobre pertencimento, imaginação e descoberta. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link na bio: @soucolorida.
Idealizado por Flavia Milbratz, diretora da Colorida, o CUCA propõe um espaço de desaceleração e aprofundamento em um mundo repleto de estímulos. Para ela, a leitura oferece território fértil para que as crianças compreendam emoções, ampliem sua percepção do mundo e construam repertórios interiores capazes de acompanhá-las ao longo da vida. O projeto oferece kits literários com caderno de atividades, passaporte de leitura e propostas para realizar em família, e apresenta obras de autores brasileiros e produções do coletivo paranaense Era Uma Vez, com títulos das autoras Jô Bibas, Jaqueline Conte e Verônica Fukuda, aproximando o público das diferentes linguagens da literatura contemporânea.
Com atividades realizadas na sede da Colorida, no centro de Curitiba, e ações abertas em equipamentos culturais da cidade, o CUCA procura estimular o tempo, presença e encantamento entre crianças e livros. A iniciativa também prevê uma etapa digital com conteúdos gratuitos nas redes sociais da produtora, além de oficinas destinadas a educadores, ampliando o impacto do projeto para além dos encontros presenciais. A programação segue gratuita, com informações disponíveis pelo Instagram @soucolorida.
Serviço
Encontro especial na Biblioteca Pública do Paraná
Contação de histórias: “Bartira, a Borboleta Distraída” + entrega dos kits Pequenos Leitores da Cuca
Data: 29 de novembro (sábado)
Horário: 10h
Local: Setor Infantil da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133)
*Entrada gratuita, por ordem de chegada. Indicado para todas as idades.
Encerramento: Caça ao tesouro para famílias no Parque Vista Alegre com a Cia Tagarelices
Data: 06 de dezembro (sábado)
Horário: Das 14h30 às 17h
Local: Parque Vista Alegre (Rua Cel. João Maria Sobrinho, 88)
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzFSFop6XsfpYbcgh3WdokLV29bN3oWXTDdPAOyBTsRP0jcA/viewform
